Mercedes-Benz Forum banner

Por favor, ajude a reiniciar o controlador da capota

79K views 58 replies 17 participants last post by  e-420  
#1 ·
Olá a todos, obrigado por darem uma olhada. Tenho um SL500 de 97, e o carro é guardado nos meses de inverno. Recentemente instalei uma bateria nova depois que as tentativas de carregar a bateria original praticamente falharam. Acho que meu amigo carregou a bateria com ela ainda conectada ao carro, o que eu sei agora é um "não, não". Desde que a bateria nova foi instalada, os interruptores iluminados para a capota conversível e a barra de rolagem acenderam e nenhum dos dois funciona agora. Alguma ideia seria muito apreciada!! Pesquisei neste fórum sobre este tópico e realmente não tive sorte e estou ficando desesperado. Obrigado antecipadamente..Eric

#3 ·
Acho que a questão dos códigos claros tem a ver com os SLs mais antigos. O seu 1997 precisa ser reiniciado, mas tudo o que você precisa fazer é entrar no carro, girar a chave para a posição 2, manter os botões dos vidros na posição para cima por cinco segundos depois que eles subirem totalmente e, em seguida, dar a partida no carro e girar o volante para o bloqueio total para a esquerda, segurar por cinco segundos, bloqueio total para a direita, segurar por cinco segundos. O primeiro deve reiniciar os vidros, a barra de rolagem superior, o segundo deve reiniciar o ASR, etc. Boa sorte.

#4 ·
Wannasl, Obrigado pela ajuda. Consegui redefinir as janelas sem problemas, mas sem sorte com a barra de proteção e a capota. Alguma outra ideia?? Eu certamente apreciaria qualquer ajuda que eu pudesse obter com esta. Eu odiaria levá-lo ao revendedor para que ele me cobrasse US$ 300 para fazer algo simples.

Obrigado, Eric

#5 ·
A coisa que eu não gosto nos carros de '96 e mais recentes é que você precisa de uma ferramenta de diagnóstico cara para redefinir os códigos do controlador superior. Se fosse um modelo de '95 ou mais antigo, tudo o que você precisaria seria um clipe de papel.

Eric, você quase certamente terá que levar o carro a um profissional e mandar redefinir o(s) código(s). Eu estava na sua situação com um '96 e meu revendedor me cobrou uma hora de trabalho completa para fazer esta tarefa de 5 minutos. Você pode encontrar um profissional independente que não cobrará nada. De qualquer forma, eu estabeleceria de antemão que tudo o que você quer é a redefinição do código e espera não ser cobrado mais de 1/4 de hora de trabalho.

#37 · (Edited)
Isto é muito importante para todo este tópico!

A coisa que eu não gosto nos carros de '96 e mais recentes é que você precisa de uma ferramenta de digitalização cara para redefinir os códigos do controlador superior. Se este fosse um modelo '95 ou mais antigo, tudo o que você precisaria seria um clipe de papel. Eric, você quase certamente terá que levar o carro a um profissional e mandar redefinir os códigos. Eu estava na sua situação com um '96 e meu revendedor me cobrou uma hora de trabalho completa para fazer esta tarefa de 5 minutos. Você pode encontrar um independente que não cobrará nada. De qualquer forma, eu estabeleceria de antemão que tudo o que você quer é a redefinição do código e espera ser cobrado no máximo 1/4 de hora de trabalho.
Eu acho que a parte mais triste deste tópico inteiro do início ao fim é que a primeira postagem começa perguntando sobre um MY97, então as pessoas começaram a responder como redefinir os controladores Roadster Softtop-RST em carros mais antigos que 1996 e isso adicionou TODO TIPO de confusão à resposta para aquelas pessoas que têm controladores RST de 1996 e mais recentes.

De, eu acredito, controladores 9/95, os DTCs são apagados com um Sistema de Diagnóstico MB STAR, a menos que você seja um Engenheiro Elétrico como Bob Terry e conheça os vários anos R129. Acredite em mim quando digo que levou muita leitura da minha parte para entender apenas um pouco do que Bob nos deu.

MY95 e DTCs MAIS ANTIGOS podem ser apagados manualmente com um clipe de papel. Por favor, leia http://www.benzworld.org/forums/r129-sl-class/1324795-r129-soft-top-controller-roll-bar.html para esse método. Se você ler este tópico, notará que eu tentei o meu melhor para segmentar a postagem em vários anos.

#7 ·
A mesma coisa aconteceu comigo. Levei o carro a uma oficina com a capota sem problemas. Saiu com erros e o toque. Também estou recebendo histórias conflitantes, mas a garagem da Merc está dizendo que preciso substituir o controlador. Estou resignado a ter que fazer isso. Então, parece que você terá que substituí-lo.

#10 ·
Alguém acha que vale a pena levar para outra oficina? Mesmo que a oficina onde levei esteja dizendo que precisa de um controlador, ele funciona perfeitamente, exceto pelo interruptor iluminado e o toque. Todo mundo parece apenas redefinir os códigos quando isso acontece e ele desaparece. Tenho a sensação de que eles podem estar me enrolando um pouco?? Mas então eu não quero desperdiçar mais dinheiro do que preciso. O que vocês todos acham?

#13 · (Edited by Moderator)
Ao limpar os códigos no controlador superior, certifique-se de limpar os códigos pelo menos duas vezes. Basta continuar a sequência de limpeza/apagamento repetidamente até chegar a um flash. Um flash = OK. É assim que funciona.

Códigos da barra de proteção e procedimento de reinicialização.

Para recuperar: Curto-circuite o pino 7 para o terra (Pino 1) com LED + para o pino 16 (+12V)

Código 1 = Sem falhas no sistema.
Código 2 = Unidade de controle da barra de proteção
Código 3 = Fonte de alimentação
Código 4 = Relé de travamento do cinto de segurança do motorista (K18/2) circuito aberto ou curto-circuito para o terminal 30 e/ou 31
Código 5 = Relé de travamento do cinto de segurança do passageiro (K18/3) circuito aberto ou curto-circuito para o terminal 30 e/ou 31
Código 6 = Solenoide de implantação da barra de proteção (Y57/1) circuito aberto ou curto-circuito para o terminal 30 e/ou 31
Código 7 = Interruptor do eixo traseiro esquerdo e/ou direito circuito aberto ou curto-circuito para o terminal 30 e/ou 31
Código 8 = Lâmpada de aviso da barra de proteção
Código 9 = Lâmpada de aviso da barra de proteção e/ou contador de impulsos mantido por muito tempo para apagar as falhas
Código 10 = Unidade de controle SRS

Procedimento de reinicialização do controlador da capota flexível Mercedes.

No conector de diagnóstico (sob a tampa de plástico no interruptor de capota levantada) em
no lado do passageiro, perto da montagem da coluna.

Para recuperar os códigos do controlador da capota flexível:

Conecte o interruptor de curto-circuito entre o pino 1 e o pino 10

Curto-circuite de 2 a 4 segundos para ler o código de erro.
A lâmpada no interruptor superior piscará um número de pulsos.

Curto-circuite de 6 a 8 segundos para apagar o código de erro.

Alguns códigos devem ser lidos duas vezes antes de serem apagados.

Os códigos que suspenderão a operação de uma capota flexível no R129 inicial são 21, 22, 26 e 30.

Um código de "1" indica nenhuma falha e nenhum teto rígido no lugar, enquanto um código de "20" indica nenhuma falha e o teto rígido é presumido estar no carro.

3.= Interruptor de limite, direito travado, tampa do compartimento de armazenamento da capota flexível.
4 = interruptor da tampa do compartimento esquerdo
5 = interruptor da tampa do compartimento direito
6.= interruptor de trava dianteira esquerda.

10.= interruptor de trava traseira esquerda.
11.= interruptor de trava dianteira direita.

16 = interruptor da barra de proteção retraída
17 = Janela esquerda não conseguiu baixar (interruptor de limite aberto)
18.= Janela direita não conseguiu baixar (interruptor de limite aberto).

20 = Teto rígido instalado, sem falhas.

23 = unidade de controle da barra de proteção não funcionando.

25.= entradas contraditórias.

27 = tensão insuficiente
28.= Sinal do velocímetro ausente.
29.= Velocidade da roda do módulo de controle do ABS ausente.
30 = Operação do teto desativada (devido a #29).

#15 ·
Códigos da Barra de Rolagem e Procedimento de Reset.

Para recuperar: Curto-circuitar o pino 7 ao terra (Pino 1) com LED + ao pino 16 (+12V)
Estou com alguns problemas para limpar os códigos da barra de rolagem... alguém pode ser um pouco mais específico com este procedimento? curto-circuitar o pino 7 ao pino 1 com 2 fios (+ e -) do LED?

ou curto-circuitar o pino 7 ao pino 1 com um clipe de papel (curto direto), e conectar o fio negativo do LED ao pino 1 (terra) e o fio + do LED ao PIN 16?

Além disso, ao fazer isso, observamos o piscar do interruptor de controle superior dentro do carro? Ou o LED deve piscar (aquele usado para conectar aos pinos)?

Tentei, mas ainda não consegui fazer um código de erro piscar para a barra de rolagem. Sou bem-sucedido em fazer os códigos de erro superiores piscarem e serem limpos. Mas acho que ainda estou tendo problemas com os códigos de erro da barra de rolagem, o que impede que a parte superior funcione corretamente. Esta é uma suposição correta?

#14 ·
Para recuperar: Curto pino 7 para o terra (Pino 1) com LED + para o pino 16 (+12V)

Quando fiz o meu, não precisei do LED. Tudo o que você precisa fazer é olhar para o compartimento do passageiro e observar o interruptor da capota. Ele piscará os códigos.

O conector está no compartimento do motor do lado do passageiro, acima do para-lama. Pelo menos no meu é assim.

#17 ·
Olá a todos, obrigado por darem uma olhada. Tenho um SL500 de 97, e o carro é guardado nos meses de inverno. Recentemente instalei uma bateria nova depois que as tentativas de carregar a bateria original praticamente falharam. Acho que meu cara carregou a bateria com ela ainda conectada ao carro, o que eu sei agora que é um "não, não". Desde que a bateria nova foi instalada, os interruptores iluminados para a capota conversível e para a barra de rolagem acenderam e nenhum dos dois funciona agora. Todas as ideias seriam muito apreciadas!! Pesquisei este fórum em busca deste tópico e realmente não tive sorte e estou ficando desesperado. Obrigado antecipadamente..Eric
Bem-vindo ao Fórum R129. Por favor, leia os STICKY's no topo do Fórum. Muitas dessas perguntas foram respondidas no passado, como http://www.benzworld.org/forums/r129-sl-class/1324795-r129-soft-top-controller-ultimate-thread.html e http://www.benzworld.org/forums/r129-sl-class/1354005-what-do-r129-dead-battery.html

Obrigado pela sua compreensão!

#20 ·
Olá Bobterry99,

Obrigado pela sua resposta.

Claro que não tenho as minhas notas comigo no trabalho. :) Vou verificar quando chegar a casa.

Tem alguma ideia de porque é que o novo controlador não teria quaisquer códigos? Além disso, cada vez que o tejadilho parava de funcionar, estava a meio caminho para baixo. É assim que eles normalmente param?

Agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos,

Mike Bennett

#24 ·
Obrigado bobterry99.

Eu encomendei o interruptor, ele estará aqui na quarta-feira.

Eu avisarei como estamos.

Saudações,

Mike
Nós instalamos o interruptor com resultados interessantes, leia-se confusos.

Com o controlador de substituição (versão 7.61 se isso faz alguma diferença), a barra de rolagem descerá antes de tentar fazer qualquer coisa. É estranho, quando você vai abaixar o teto é totalmente inconsistente; às vezes a frente destrava, às vezes uma janela sobe e a outra desce. Existe algum processo para zerar o controlador ou algo assim? Ainda não conseguimos obter nenhum código de falha da coisa como está. bobterry99 acha que pode estar estragado.

Reinstalamos o controlador original (versão 7.60) e não conseguimos limpar os códigos naquele e o teto não se move.

Meu cérebro dói. Qualquer informação seria muito apreciada.

#30 ·
Obrigado a todos que postaram informações sobre este tópico. Gostaria de relatar como resolvi o mesmo problema, na esperança de que ajude alguém. Tenho um SL500 de 1996 e tinha o hardtop ligado. Minha bateria estava descarregada, então dei uma carga no meu carro, sem saber que era uma má ideia. Eu deveria ter usado um carregador lento em vez disso. Depois que liguei o carro, a luz vermelha do controle da capota estava piscando (não sei quantas vezes em sequência) e o interruptor da barra de rolagem estava aceso, e nem a barra de rolagem nem os botões do hardtop faziam nada. Li todas as postagens aqui e tentei muitas coisas, incluindo desconectar e reconectar a bateria. Finalmente encontrei o plugue de controle de diagnóstico do lado do motorista (acima de onde seu joelho direito está se estiver sentado no banco do motorista). Tentei as conexões cruzadas de clipes de papel entre os pinos 7 e 1, e a conexão cruzada com o pino 16, e tentei 10 para 1 para 16, e muitas outras combinações, nenhuma das quais fez nada. Meu revendedor local queria me cobrar US$ 135 só para dar uma olhada e eu estava com medo que eles mentissem e dissessem que eu precisava de muito mais do que eu realmente precisava, então continuei tentando descobrir isso sozinho. Finalmente consegui fazer funcionar! Primeiro, minhas janelas não estavam devidamente alinhadas com a capota, mas eu as abaixei com os interruptores dos vidros e depois as levantei de volta e isso as reiniciou corretamente. Então, em vez de uma luz vermelha piscando no interruptor da capota, ela ficou acesa continuamente, mas ainda não funcionava. Então usei uma chave allen em dois parafusos sob os quebra-sóis (cada um sob uma pequena tampa de plástico). Girando o parafuso cerca de 1/4 de volta, a capota destravou primeiro de um lado, depois do outro. Esqueci em que direção o girei, mas parecia que um estava oposto ao outro, e era óbvio ao sentir para que lado o parafuso queria girar. Um amigo me ajudou para que segurássemos a capota um pouco para cima para que as travas dianteiras não se prendessem novamente, e conseguimos tirar o hardtop. Então tentei o interruptor de controle da capota e ele está funcionando perfeitamente. Ele ainda está iluminado o tempo todo, mesmo funcionando, no entanto, a barra de rolagem não está funcionando e as luzes na barra de rolagem também estão constantemente iluminadas. Ainda tenho que descobrir como redefinir a barra de rolagem para que ela funcione novamente, mas pelo menos minha capota de lona sobe e desce perfeitamente novamente. Sou muito grato por todas as ideias e dicas aqui, e muito feliz por não ter que fazer isso na concessionária. Se alguém tiver uma ideia de como posso fazer minha barra de rolagem funcionar, ficaria grato, porque acho que as luzes serão redefinidas depois que ela funcionar.

#34 ·
1996 SL500 RST - capota e barra de proteção

Eu tenho um SL500 de 1996 e tinha o hardtop. Minha bateria estava descarregada, então eu dei uma partida no meu carro, sem saber que era uma má ideia. Eu deveria ter usado um carregador lento em vez disso. Depois que liguei o carro, a luz vermelha para o controle da capota estava piscando (não sei quantas vezes em sequência) e o interruptor da barra de proteção estava iluminado, e nem a barra de proteção nem os botões do hardtop faziam nada. Li todas as postagens aqui e tentei muitas coisas, incluindo desconectar e reconectar a bateria.
Bem-vindo ao Fórum R129 e obrigado por nos informar depois de tentar você mesmo.
Em primeiro lugar, tudo bem dar uma partida no seu carro de acordo com a MB, de acordo com o Manual do Proprietário. O resultado final é que você sempre conecta o polo negativo ( -) por último. Em algum momento, seu controlador de capota que também controla a barra de proteção por meio de um DTC = diag. código de problema. No seu carro, a melhor maneira de redefinir o controlador é ligar para um INDY e perguntar quanto custa para redefinir seu controlador RST via seu Sistema de Diagnóstico STAR para seu conector de 38 PINOS no compartimento do motor, lado do passageiro, canto traseiro. Custo $ 50- $ 75,00.

Finalmente encontrei o plugue de controle de diagnóstico do lado do motorista (acima de onde seu joelho direito está se estiver sentado no banco do motorista). Tentei as conexões cruzadas de clipes de papel entre os pinos 7 e 1, e a conexão cruzada com o pino 16, e tentei 10 a 1 a 16, e muitas outras combinações, nenhuma das quais fez nada.
O plugue de diagnóstico que você encontrou é o plugue OBD II sob o painel do lado do motorista. Isso é usado para escanear os componentes do motor para que você possa determinar se precisa olhar para os sensores O2, etc. NÃO para o controlador RST e barra de proteção.

Minha concessionária local queria me cobrar $ 135 só para olhar para ele e eu estava com medo de que eles mentissem e dissessem que eu precisava de muito mais do que eu realmente precisava, então continuei tentando descobrir isso sozinho.
Eles provavelmente iriam cobrar a min. taxa horária para conectar o Sistema de Diagnóstico STAR e redefinir todos os seus DTCs, o que provavelmente teria redefinido as luzes da capota e da barra de proteção.

Finalmente consegui fazê-lo funcionar! Primeiro, minhas janelas não estavam devidamente alinhadas com a parte superior, mas eu as abaixei com os interruptores das janelas e depois de volta e isso as redefiniu corretamente. Então, em vez de uma luz vermelha piscando no interruptor superior, ela se tornou acesa continuamente, mas ainda não funcionando. Então, usei uma chave Allen em dois parafusos sob os para-sóis (cada um sob uma pequena tampa de plástico). Girando o parafuso cerca de 1/4 de volta, a parte superior destravou primeiro de um lado, depois do outro. Esqueci em que direção eu o girei, mas parecia que um era oposto ao outro, e era óbvio ao sentir para que lado o parafuso queria girar. Um amigo me ajudou para que segurássemos a parte superior um pouco para que as travas dianteiras não se religassem, e conseguimos tirar o hardtop. Então, tentei o interruptor de controle superior e está funcionando perfeitamente. Ainda está iluminado o tempo todo, mesmo funcionando,
Quando sua bateria está descarregada, você precisa ressincronizar suas janelas, ESP, código do rádio, etc.

No entanto, a barra de proteção não está funcionando e as luzes na barra de proteção também estão constantemente iluminadas. Ainda preciso descobrir como redefinir a barra de proteção para que ela funcione novamente,
Existe uma solução fácil para o resto e essa é uma redefinição do controlador RST com o STAR Diag. Sys.

mas pelo menos minha capota sobe e desce perfeitamente de novo. Sou muito grato por todas as ideias e dicas aqui, e muito feliz por não ter que fazer isso na concessionária. Se alguém tiver uma ideia de como posso fazer minha barra de proteção funcionar, ficaria grato, porque acho que as luzes serão redefinidas depois que ela funcionar.
Aqui está o resultado final. Por favor, leia o terceiro Blue Sticky de cima, nesta página inicial do R129. Tentei poupar muito tempo a todos, reunindo todas as perguntas frequentes.

#35 ·
Luzes da barra de proteção acesas, não funcionando. Posição para baixo.

Eu aprecio todas as informações e dicas aqui. Alguns de vocês estão muito dispostos a compartilhar seus conhecimentos e sou grato. Como consegui tirar meu hardtop com uma chave allen, e meu softtop está funcionando bem agora, espero conseguir fazer minha barra de proteção funcionar novamente. Meu objetivo é não ter que ir a uma concessionária ou mesmo a uma oficina independente para fazer as luzes sólidas no interruptor da barra de proteção desligarem e fazer a barra de proteção funcionar novamente. Como meu teto funciona bem sem pagar a oficina para redefinir minha unidade de controle, espero encontrar uma maneira de redefini-la sozinho. Li todos os stickies e li todas as postagens sobre este tópico no tópico várias vezes. Nada funciona para mim até agora. Ressincronizei as janelas, tentei segurar qualquer botão que consegui encontrar na posição para cima ou para baixo por até 30 segundos, girando o volante, etc., mas nada funciona. Se eu pudesse encontrar o plugue da unidade de controle do teto, existem pinos específicos para cruzar apenas para a barra de proteção? Onde está esse plugue? É a mesma coisa que o plugue de diagnóstico Star sob o compartimento do motor? Olhei dentro do carro no lado do passageiro sob o carpete na parede de fogo e não o vejo. O meu é um SL500 de 1996. Alguma dica antes de finalmente recorrer a ir a uma oficina? Espero consertá-lo sozinho. É uma questão de orgulho, princípio e... dinheiro.

#38 · (Edited)
Espero conseguir fazer minha barra de rolagem funcionar novamente. Meu objetivo é não ter que ir a uma concessionária ou mesmo a uma oficina Indy para fazer as luzes sólidas no interruptor da barra de rolagem desligarem e fazer a barra de rolagem funcionar novamente. Como meu teto funciona bem sem pagar a oficina para redefinir minha unidade de controle, espero encontrar uma maneira de redefini-lo sozinho.

Eu li todos os stickies e li todas as postagens sobre este tópico no tópico várias vezes. Nada funciona para mim até agora. Eu resincronizei as janelas, tentei segurar qualquer botão que eu pudesse encontrar na posição para cima ou para baixo por até 30 segundos, girando o volante, etc., mas nada funciona.

Se eu pudesse encontrar o plugue da unidade de controle superior, existem pinos específicos para cruzar apenas para a barra de rolagem? Onde está esse plugue? É a mesma coisa que o plugue de diagnóstico Star sob o compartimento do motor? Eu olhei dentro do carro no lado do passageiro sob o carpete na parede de fogo e não o vejo. O meu é um SL500 de 1996.
Eu realmente quero ajudá-lo tornando isso o mais claro possível. Se, de fato, você leu TODAS as informações que estão no terceiro Blue Sticky na página inicial do R129, você NÃO teria tentado muitas das coisas que você fez aqui.

Estou com medo de que você possa ter fritado uma parte do seu controlador RST conectando/reconectando sua bateria, a menos que você tenha feito isso corretamente, adicionando a conexão do terminal negativo por último em todas as instâncias.

Um controlador >9/95 lida com a capota e a barra de rolagem. Você deve ter carregado a bateria fora do carro e, em seguida, inseri-la depois de ter certeza absoluta de que a bateria lê 12,7 volts. Se a bateria for velha e estiver no fim, isso pode ser parte do seu problema se a carga for <12,7 volts. A propósito, eu só retraio meu RST quando o motor está funcionando. Mas isso pode ser feito com uma bateria forte conhecida.

Se sua bateria e controlador ainda estiverem OK, você terá que pagar um INDY para apagar os DTCs do controlador com um sistema STAR. Por favor, leia http://www.benzworld.org/forums/1820225-post9.html

Se você gostaria de saber onde seu controlador está localizado, leia http://www.benzworld.org/forums/r129-sl-class/1370005-hardtop-manually-closing-problem-1995-a.html

Consulte http://www.benzworld.org/forums/r12...g/forums/r129-sl-class/1404049-remote-soft-top-controller-p-ns.html#post3117858 para os p/n do controlador e instalações de reparo, se necessário.

Esta é a localização da porta de diagnóstico de 38 PIN de um carro com direção à direita em http://www.benzworld.org/forums/r129-sl-class/1315950-diagnostics-later-cars.html#post2354005 Basta olhar na parte traseira do compartimento do motor do lado do passageiro para a mesma coisa. Observação: eu não começaria a enfiar clipes de papel lá, a menos que você saiba o que está fazendo.

Consulte http://www.benzworld.org/forums/2371141-post7.html para o que você vai querer fazer no futuro quando sua bateria acabar.