Mercedes-Benz Forum banner

Sistema de antena W220 e chaveiro

141K views 88 replies 21 participants last post by  wallyp  
#1 · (Edited by Moderator)
Houve muita discussão sobre as antenas W220, o GPS perdendo sua localização, má recepção de rádio, qual antena para o celular faz o quê e como o chaveiro funciona. Para tentar clarear um pouco a névoa, vou juntar informações com base no WIS e apresentá-las como referência para o sistema de antenas do W220 e como tudo funciona.

Espero ficar do lado correto do “uso justo”, uso diagramas do WIS, mas as descrições verbais são minhas. Ciente dos direitos autorais, será necessário consultar o WIS para obter as descrições mais detalhadas e informações técnicas fornecidas pela MB. Para facilitar, citei os números dos documentos para que você possa verificar o WIS para diferentes códigos de opção, anos de modelo e maiores detalhes. Você pode acessar o WIS por assinatura (anual ou diária) em STAR TekInfo

Vamos começar... Os sinais de RF são captados por uma antena. Na antena W220 para FM, TV, AM e Travamento Central Remoto (seu chaveiro) estão embutidos no vidro traseiro. Todas as janelas traseiras têm as mesmas antenas embutidas, independentemente do código do país. Existem algumas pequenas variações de formato entre o vidro blindado infravermelho e o vidro normal, mas ambos os tipos são funcionalmente equivalentes. No primeiro diagrama abaixo, os locais marcados com 1 são para as bandas de FM, para Travamento Central Remoto e para TV (os sintonizadores estavam disponíveis apenas na Europa). O local 2 é para AM. O local 3 é na verdade a antena barbatana de tubarão no teto; não está no vidro. O local 4 é para transmissões de áudio digital, uma opção oferecida apenas na Alemanha.

A barbatana de tubarão (no teto) serve para receber e transmitir sinais quando um celular portátil é conectado ao sistema por meio de uma base (incluindo bases híbridas Bluetooth que possuem acopladores de antena embutidos). Ele também transmite sinais Tele-Aid e pode transmitir e receber sinais para o sistema UHI europeu. Na América do Norte, a maioria dos telefones celulares portáteis modernos não usa a barbatana de tubarão ou a antena do para-choque traseiro, mas depende apenas da antena do aparelho.

Os sinais de GPS são recebidos e passados ​​da antena barbatana de tubarão GPS (alimentada) para um divisor e para o COMAND; o sinal de entrada dividido também é passado para o módulo Tele-Aid. A barbatana de tubarão não faz parte do vidro traseiro, mas está presa a ele.

Observe que a antena do celular é tanto de recebimento quanto de transmissão; os outros são apenas de recebimento. Além disso, a energia é fornecida às antenas alimentadas de duas maneiras: por fios de alimentação de cobre separados ou por meio de cabos coaxiais, que podem lidar com sinais de RF e energia.

Há uma antena TELEAID de backup/reserva localizada no para-choque traseiro, mas não é usada a menos que a “barbatana de tubarão” principal esteja com defeito, como em uma capotagem. A unidade de controle de telecomunicações (N112) detecta uma falha na antena barbatana de tubarão (A2/49a1) e ativa as antenas do para-choque. Consulte o documento GF82.95-P-3001SZ para obter detalhes específicos.

Image

O documento de referência é GF82.62-P-3106-01B

Agora que temos os sinais, o que fazemos com eles? De acordo com o diagrama abaixo, parece que todos os sinais de entretenimento e travamento remoto vão para um amplificador.

Image

Documento de referência GF82.62-P-0001A

Image

Documento de referência GF82.62-p-3105-04A

O amplificador filtra os sinais provenientes das antenas da janela traseira, amplifica-os seletivamente e os envia por cabo coaxial para seus respectivos módulos de controle. Para AM/FM/TV, eles vão para o Rádio ou COMAND. Para Desbloqueio Remoto, o sinal do chaveiro vai para o Módulo de Controle do Painel de Controle Superior.

Algumas ideias básicas de solução de problemas:

Alguma recepção, mas é muito fraca---- Isso indicaria que o COMAND / rádio e as antenas estão funcionando, mas o amplificador não está passando um sinal forte o suficiente. Isso PODE ser devido a um amplificador ruim, contato ruim entre a antena e o amplificador ou ter uma película metálica aplicada ao vidro da janela traseira. As antenas no vidro não têm uma conexão “cabeada” ao amplificador. Observe os pequenos pontos de contato na extremidade de cada um dos braços. É isso que se conecta às antenas apropriadas no vidro traseiro. (Mostrado de cabeça para baixo). Sempre que você tiver uma conexão de “toque”, poderá ter sujeira (por falta de um termo melhor) que pode degradar essa conexão.

Image

Nenhuma recepção, incluindo o desbloqueio do chaveiro ---- Nenhuma voltagem chegando ao amplificador (verifique o fusível 61 na caixa de fusíveis traseira) significa que não há conexão do amplificador às antenas ou o amplificador sofreu uma falha total.

E isso cobre as antenas no vidro. Em seguida, vem a antena GPS.

Attachments

• Like
Reactions: BestOrNothinW220
#2 · (Edited by Moderator)
W220 "SharkFin" - e uma substituição barata

Você provavelmente já está familiarizado com onde está o nosso "sharkin", aquela protuberância semelhante a uma verruga no topo da janela traseira. O sharkfin abriga 2 antenas na verdade. Uma para GPS e outra para celular. A antena GPS é uma antena "ativa". Ou seja, ela tem um amplificador integral como parte da própria antena. A voltagem para esse amplificador é fornecida através do condutor central do cabo coaxial, geralmente 3-5 V. (documento de referência GF82.62-p-0001A)

Os sinais de GPS vão da antena através de um divisor localizado no lado do passageiro do porta-malas atrás do painel (A2/6 abaixo). O divisor é necessário quando TELEAID e COMAND estão instalados. (documento(s) de referência GF82.95-p-4102A e GF82.85-P-3107A)

Image

O divisor pega o sinal da antena GPS e o envia tanto para o Processador de Navegação quanto para o Módulo de Controle TELEAID (veja o diagrama de blocos na postagem anterior). A conexão com o TELEAID é no caso de acionamento do airbag, suas informações de posição GPS podem ser enviadas. Os sinais para o Processador de Navegação (localizado no lado esquerdo do porta-malas, atrás do painel removível a partir de 1º de setembro de 2003) são processados e sua localização é calculada e exibida. Os modelos anteriores têm o processador de navegação montado de forma diferente, mas no mesmo local geral; consulte os Boletins de Telefone em Boletins de Telefone para obter a localização.

Image

4 satélites são necessários para um primeiro cálculo de posição, 3 satélites são então necessários para manter essa posição. 1 satélite é tudo o que é necessário para atualizar sua Data/Hora/relógio. Seu curso de viagem é determinado pela sequência de posições fixas calculadas aproximadamente 50 vezes por segundo. Isso é chamado de Localização Contínua de Posição (documento de referência GF82.61-P-3007BA e AN82.85-P-0002M). A fixação adicional de posição e direção é calculada e aplicada usando todos os 4 sensores de velocidade da roda, uma Unidade de Sensor de Guinada interna no próprio Processador de Navegação e dados de mapa digitalizados. Isso é conhecido como Localização de Posição Baseada em Mapa. (documento de referência GF82.61-P-4001BA). O Processador de Navegação usa ambos os métodos simultaneamente e é referido como Localização de Posição Composta.

A perda intermitente de sinais de satélite GPS devido a túneis, edifícios altos e semelhantes, degradará a precisão da posição, dependendo da duração da perda do sinal. Perder os sinais por tempo suficiente e ele acabará colocando você "Fora da Estrada". A perda a longo prazo de sinais GPS também pode ser atribuída a uma falha do amplificador integral na própria antena GPS ou à entrada de umidade em qualquer uma das conexões entre a antena e o Processador de Navegação - no divisor, por exemplo. Quando isso acontece, o Processador de Navegação não tem uma correção de GPS como ponto de partida e aplica a Localização de Posição Baseada em Mapa para sua última correção boa conhecida. Em outras palavras, ele acha que você está a uma boa distância de onde você realmente está e até que você obtenha outra correção de GPS, ou seja, corrija o problema da antena/conexão. Isso aconteceu comigo. Acontece que minha antena está torrada.

Uma solução barata é uma antena GPS ativa de cerca de US$ 20 com um conector FAKRA azul, de preferência um de ângulo reto. Para os conscientes do dólar entre nós, veja aqui http://www.rfsupplier.com/active-antenna-devices-with-fakra-blue-connector-p-1487.html Observe que a imagem mostra um conector FAKRA reto, você deve especificar no pedido um conector FAKRA tipo C (ângulo reto). Coaxial de 3 metros de comprimento. Eles têm frete grátis e você pode usar o paypal. A empresa está localizada em Shenzhen, China.

Para aqueles que preferem um fornecedor dos EUA (pelo menos o número de telefone é da área de Nova York 212), veja aqui http://www.mbdoctor.com/mercedes-be...ps-antenna-fakra-mfd2-rns510-vw-audi-seat-skoda-mercedes-rns-e-rns-510-002.html Também tem frete grátis e usa paypal.

Image

Coloque-o no meio da prateleira, entre o encosto de cabeça central e a borda da proteção solar, passe o coaxial sob o encosto de cabeça, depois ao longo da borda superior traseira do banco traseiro (empurre o coaxial entre a parte superior do banco traseiro e a prateleira) até a base da coluna C, depois para a traseira espremida sob a borda da prateleira, através do orifício no porta-malas. O FAKRA azul reto foi um pouco de um erro, precisa de um ângulo reto, mas vou deixar a unidade de navegação não totalmente encaixada em 3-4 mm por enquanto para evitar crimpar o coaxial. Funciona muito bem, a posição do GPS reiniciou bem depois de cerca de 3 minutos. Eu mantenho 2-4 satélites quase sempre com 5 ou mais momentâneos aleatoriamente. Ter que olhar através do vidro traseiro protegido por infravermelho e colorido, metade do céu obscurecido no teto de metal e nenhum plano de terra real e adequado praticamente o impede. Mas eu não queria tentar montá-lo no teto e passar o coaxial sob a vedação do vidro traseiro. Jogado no telhado, tenho 9-11 satélites recebidos constantemente.

ATUALIZAÇÃO Um método muito mais detalhado de montagem da "puck" GPS de substituição está aqui. Para todos os efeitos, é invisível e funciona extremamente bem .... https://www.benzworld.org/forums/w2...ums/w220-s-class/2997065-repost-20-usd-gps-antenna-replacemnt.html#post17493073

Attachments

• Like
Reactions: BestOrNothinW220
#3 · (Edited)
Obrigado por todas essas informações e por um ótimo tópico, Ex-Fed - ele é referenciado na Enciclopédia, e também no fórum W215, pois se aplica a esse modelo também.

Este tópico foi mantido fechado enquanto Ex-Fed o construía, para que as informações de referência pudessem ser mantidas juntas. Ele está agora aberto.

Ainda uma reflexão - a antena original Mercedes Sirius/XM era separada, inicialmente montada no topo do meio da mala - não o local mais atraente, e exigia um buraco no meio da tampa da mala. Da mesma forma que Ex-Fed descreveu o substituto para sua antena GPS com defeito, existem alternativas de terceiros para a antena Sirius/XM. Algumas podem ser montadas na prateleira traseira, como Ex-Fed fez; outros tiveram sucesso em passar pela parede corta-fogo e montar a antena no plenum de entrada do ar condicionado na frente do para-brisa.

#4 · (Edited)
Um pensamento adicional - a antena Sirius/XM original da Mercedes era uma antena separada, inicialmente montada no topo do meio da mala - não o local mais atraente, e exigia um buraco no meio da tampa da mala. Da mesma forma que Ex-Fed descreveu o substituto para sua antena GPS com defeito, existem alternativas de terceiros para a antena Sirius/XM. Algumas podem ser montadas na prateleira traseira, como Ex-Fed fez; outros tiveram sucesso em passar pela parede corta-fogo e montar a antena no plenum de entrada do ar condicionado na frente do para-brisa.
Não consegui verificar a data exata de fabricação, mas o Processador de Navegação não era a caixa inferior na pilha COMAND na área central do painel para MY 03 e anteriores? Se sim, então a área do plenum do ar condicionado é uma solução brilhante. Eu não o usaria nos modelos de Processadores de Navegação montados na mala, a perda de sinal para essa longa (chame-a de 10M ou 33 pés) de cabo coaxial seria proibitivamente alta.

Aqui vem um pouco de Geek Speak, você foi avisado!

O cabo coaxial RG174 nas antenas GPS alternativas baratas tem cerca de 1,5 db de perda POR PÉ nas frequências de satélite GPS de 1,5 GHZ. Portanto, uma corrida de 33 pés (10M) seria da ordem de uma perda de -45 db no processador. A grande maioria dessas antenas alternativas tem apenas +25 a 30 db de ganho na saída do pré-amplificador da antena. Portanto, os sinais chegam ao processador após 33 pés de cabo coaxial 15 db abaixo de nenhuma antena e são basicamente inutilizáveis. Vamos guardar a discussão sobre sinais abaixo do limiar de ruído e a relação sinal-ruído para outra hora ;)

O resultado disso é manter o cabo coaxial o mais curto possível para obter o melhor desempenho.

#5 ·
Ex-Fed,

Ótimas informações, e seus esforços são muito apreciados.

Esta publicação é uma tentativa de adicionar informações extras do mundo real, e não uma tentativa de atacar ou discutir suas informações...

Eu gastei um bocado de esforço para melhorar o sistema de telefone celular no meu USA 2003 S430. Quando o comprei há um ano, ele tinha o berço V60 e o puck Bluetooth instalados, junto com o sistema de controle de voz. O puck Bluetooth emparelhou com meu Motorola Razr Maxx HD. Eu não pude utilizar a lista de contatos do telefone, mas reconstruí a lista de contatos do carro para usar o sistema de controle de voz.

Como eu viajo um pouco, eu queria um desempenho de telefone melhor do que eu poderia obter com a antena do telefone celular através das janelas do S430. Eu comprei um sistema de reforço Wilson Sleek, que veio com uma antena magnética. O desempenho (medido pela força do sinal da rede, não pelas barras de exibição) melhorou muito com a antena no topo do carro, mas eu não podia aceitar ter o cabo passando pela abertura da porta e pelo teto.

Para encurtar a história, acabei colocando o berço e o puck no compartimento inferior do console, o reforço e o telefone no compartimento superior, e usando o co-ax existente que vai para o pára-lama traseiro esquerdo. Eu removi o interruptor TeleAid/telefone e o compensador linear, e desativei o obsoleto sistema analógico TeleAid, e conectei o reforço Wilson à antena do pára-choque traseiro.

Não havia sinal de qualquer conexão existente com a barbatana de tubarão em qualquer lugar do sistema. O sistema GPS Nav funciona bem (bem, o receptor funciona - a interface do usuário é uma droga)

Não tenho ideia se a configuração da antena foi instalada pela fábrica, pelo revendedor ou por outra pessoa. Certamente parecia totalmente original - sem toque de gambiarra ou instalação ruim.

#7 ·
Antes de converter para uma unidade principal chinesa, eu tinha o sistema mais estranho. Unidade principal COMAND de fábrica e puck Bluetooth com cauda. Às vezes, demorava mais de meia hora para encontrar satélites GPS, MAS assim que liguei meu celular, ele encontrou satélites imediatamente. Não importava se o telefone tinha GPS ou não.

#8 ·
@ Wally P

Pelo que posso ver, a configuração de fábrica/concessionária mostrada abaixo tem a antena do para-choque terminando em N123/4 Unidade de Controle do Sistema de Chamada de Emergência TELEAID (sob o banco traseiro.)

N123/4 tem a função de estabelecer uma conexão telefônica, via antena telefônica (a2/49a1). Se a antena telefônica estiver com defeito, por exemplo, em caso de capotamento, antenas de emergência estão disponíveis no para-choque traseiro. N123/4 detecta a falha da antena telefônica e ativa a antena de emergência automaticamente. (documento de referência GF82.95-p-2006sx)

Agora, tendo dito isso, eu sugiro que VOCÊ PODE estar realmente usando a barbatana de tubarão para uso com celular. Com base na sua postagem, você usou (estou presumindo) o cabo coaxial que estava originalmente no apoio de braço central. O único caminho visível para esse cabo coaxial era o porta-malas e não a área do banco traseiro.

Eu uso "PODE" acima porque, como você apontou, uma oficina que não seja da MB pode ter executado um cabo coaxial separado das antenas do para-choque para o console. Não há como saber sem um sério "mergulho no lixo" e rastreamento de fios.

Aplicando, você tem um sistema que funciona para você, então está tudo bem! :thumbsup:

Attachments

#9 ·
Na verdade, removi o banco traseiro e tracei fisicamente o cabo coaxial do console, sob o carpete e o banco traseiro até o porta-malas e o interruptor e o linear, e de lá pela parte traseira do assoalho do porta-malas até a antena. Nenhuma conexão subindo em algum lugar no fio... Eu definitivamente estou usando a antena do para-choque traseiro.

#10 · (Edited)
Rastreiei pistas o máximo que pude - aqui está o que descobri

Bem, bem. Há apenas duas semanas, eu estava comendo peru no Dia de Ação de Graças. Agora é hora de comer o pão que o diabo amassou. A postagem original neste espaço continha informações incorretas; eu a revisei seriamente para torná-la mais precisa. Em uma das postagens abaixo, Bullethead_D observa que eu havia identificado (em uma foto agora excluída) o Audio Gateway como o Módulo de Controle Tele-Aid; ele está absolutamente correto. Embora seu comentário na postagem nº 12 abaixo não faça sentido após essas revisões, sua observação estava totalmente correta para a postagem original que ele referenciou.

Resumindo (para que você não precise passar por isso): Embora o diagrama de blocos na postagem do Ex-Fed acima tenha sido rotulado (no WIS) para carros com barramentos de fibra D2B, acredito que também está correto e aplicável a carros com barramento MOST. Na verdade, os telefones celulares plug-in ou acoplados à antena usarão tanto a antena Shark Fin quanto a antena do para-choque traseiro, e a antena em uso em um determinado momento é controlada pelo Módulo de Controle Tele-Aid. É por isso.

Tentando chegar ao fundo da questão de onde a antena da console central se conecta e se o sinal da console central é enviado pela antena shark fin, puxei o banco traseiro e também abri o compartimento de equipamentos no lado esquerdo do porta-malas (foto abaixo), para rastrear os fios da antena.

OBSERVAÇÃO: Meu carro é um '05; um '06 com o chicote de telefone opcional será o mesmo. No entanto, consulte os boletins telefônicos em http://home.earthlink.net/~phdwebsite/phone_bulletins.htm para a configuração do compartimento de equipamentos para modelos anteriores.

O Módulo de Controle Tele-Aid está realmente sob o lado do passageiro do banco traseiro, próximo ao SAM traseiro (primeira foto). Observe os dois fios de antena coaxiais que vêm do módulo, mais um do que parece ser um "fio sharkfin" (mostrado nas fotos do Ex-Fed na postagem 15 abaixo). De acordo com o diagrama de blocos, eu esperaria 3 conexões de antena ao Módulo de Controle Tele-Aid, e parece ser o caso. Os fios coaxiais contornam o módulo e entram em chicotes de cabos que estão firmemente presos à estrutura de suporte do banco traseiro (primeiro plano da primeira foto) e parecem ir em direções opostas (esquerda e direita) - isso dificulta rastreá-los exatamente, sem soltar os chicotes e rasgar a fita. Desculpe, pessoal, eu simplesmente não ia tão longe! Como eu não removi o módulo, não pude verificar exatamente em qual chicote cada fio entrou e, portanto, para onde ele foi no porta-malas. E ainda não é divertido levantar o isolamento da barreira de ruído moldada também.

Image

Também dificulta o fato de que o fio da antena da console central parece entrar na área do banco traseiro e ao longo da abertura da porta traseira, depois para o porta-malas. Não vai tão diretamente. Ele entra em um daqueles chicotes sob a estrutura de suporte do banco traseiro, então achei o roteamento exato difícil de rastrear pela mesma razão dos fios do Módulo de Controle Tele-Aid.

No porta-malas, há dois fios coaxiais que cruzam o porta-malas sob a prateleira. Na foto abaixo, eles estão rotulados como “B” e “C”. O fio “B” se conecta a um fio curto “A” que vai diretamente para a antena do para-choque traseiro. O fio “C” passa por um ilhó na roda traseira esquerda e, acredito, para a área do banco traseiro. Não consegui determinar seu término final, mas acho que ele vai para o Módulo de Controle Tele-Aid.

Image

Remover a plataforma contendo o CDC, o leitor de navegação, o controlador MHI e o interruptor de antena, e também remover o compensador linear e seu suporte, revela a emaranhado de fios e chicotes na terceira foto, abaixo.

Image

Novamente, o fio “B” se conecta ao fio “A”, que vai diretamente para a antena do para-choque traseiro (o fio “A” está rotulado em dois locais, porque é difícil de ver na foto). O conector para o fio A e o fio B fica atrás do orifício superior para montar o suporte do Compensador Linear.

Há três fios coaxiais, rotulados 1, 2 e 3, vindos de um chicote que também transporta componentes de energia de fio de cobre para o compartimento. O fio 1 é rotulado como “Antena” e vai para a conexão “Antena” no interruptor da antena. De acordo com o Boletim Telefônico para o '05, esta é a “principal linha de antena”. O fio 2, rotulado como “Handy” (um termo que os alemães usam para telefone celular) vai do chicote para o Compensador Linear. O fio 3 é rotulado como “LCT” e, de acordo com o boletim telefônico, é o fio Tele-Aid; ele se conecta diretamente à porta “LCT” no interruptor da antena.

O fio 4 tem apenas um rótulo do fabricante Tyco e é um fio curto que conecta a saída do Compensador Linear (do fio 2, rotulado como "Handy") ao porta "Booster" do interruptor da antena. Em essência, é uma continuação do fio 2, transportando um sinal amplificado. Como é um pouco difícil de distinguir na foto, o fio 4 é rotulado duas vezes.

Assim, essencialmente, todos os três fios coaxiais que vêm do chicote atrás da unidade de controle MHI e do compensador linear se conectam ao interruptor da antena.

Embora eu não tenha conseguido rastrear positivamente o outro terminal de cada fio (o que teria respondido à pergunta definitivamente, sem adivinhação), pelo que posso ver, a instalação provavelmente é consistente com o diagrama de blocos do Ex-Fed. Espera-se ver três conexões de antena no módulo de controle Tele-Aid, e elas estão presentes. Os fios coaxiais no porta-malas para a antena do para-choque traseiro, para o compensador linear e para o interruptor da antena estão todos presentes e de acordo com o boletim telefônico (embora o compensador linear e o interruptor da antena não sejam retratados no diagrama de blocos). Embora me incomode não poder ver onde cada fio se conecta fisicamente, minhas costas velhas estão muito doloridas para eu arrancar todos os chicotes de fios instalados na fábrica sob o banco traseiro, para ver - especialmente para um sistema que não está apresentando nenhuma falha!! Mas eu vi o suficiente para concluir que um telefone celular com um plugue de antena em seu berço (por exemplo, StarTac, TimePort, V60 ou V710), ou um que está sendo usado em um dos berços Bluetooth "híbridos" que tinham um acoplador de antena (por exemplo, RAZR), poderia utilizar a antena Shark Fin ou a antena do para-choque traseiro; o sistema Tele-Aid também o faz, e o Módulo de Controle Tele-Aid controla a antena que é usada.

Na América do Norte, os telefones celulares que não usam um acoplador ou um berço dependem apenas de suas próprias antenas internas.

O WIS faz referência a outros documentos que se aplicam a carros equipados com Keyless Go, Aquecedor Remoto, Transmissões de Áudio Digital (Alemanha), Partida Remota (Alemanha) e opções COMAND (EUA e Euro) que podem resultar em algumas diferenças em relação ao diagrama de blocos na primeira postagem. No entanto, eles devem ser os mesmos em relação aos sistemas de telefonia celular e GPS.

Além disso, existem várias razões pelas quais alguém pode rotear o fio da antena do console diretamente para a antena do para-choque traseiro. 1) Um proprietário instalou o sistema, não assinou o Tele-Aid e ir direto para o compensador linear (ignorando o Tele-Aid e o interruptor da antena) foi a maneira mais fácil de fazê-lo; 2) O Tele-Aid falhou ou deu indicações de problemas (muito comum em sistemas somente analógicos após a rede celular analógica norte-americana ter sido desativada há vários anos) e foi desativado usando o DAS. Isso teria desativado as antenas shark fin e do para-choque. Nesse caso, um técnico pode muito bem ter refeito as conexões diretamente para o compensador linear para manter a função de celular portátil funcionando. Pode haver outras razões, mas essas são duas que se destacam.

Attachments

#11 ·
Uau! Você teve muito trabalho para verificar isso!

Isso significa que agora eu tenho que voltar ao sistema para ver o que eu poderia ter perdido...

Se eu estiver usando a antena de para-choque "de emergência" para o celular, posso obter um desempenho melhor da antena de celular com barbatana de tubarão.

Meu carro tinha o sistema TeleAid, pois eu estava recebendo uma mensagem de erro toda vez que ligava o carro, dizendo que o TeleAid não estava funcionando. Eu descobri uma maneira de usar o sistema STAR para desativar o TeleAid (muito antes da instalação do amplificador de celular e a simplificação associada do sistema de antena). O GPS e o celular continuaram a funcionar depois que o TeleAid foi desativado.

Depois que removi o interruptor da antena e o compensador linear, o celular e o GPS continuaram a funcionar.

Tentarei encontrar os fios da antena da barbatana de tubarão e ver para onde eles levam, e avisarei. Pode levar alguns dias - esta é uma época bastante agitada.

Eu sei que você não está fazendo isso por mim, mas eu realmente aprecio isso.

#13 ·
Wally,

A antena barbatana de tubarão para telemóveis é uma antena passiva - ou seja, não é alimentada (ao contrário da antena GPS). Portanto, você deve ser capaz de fazer a troca. Não sei se isso lhe dará uma melhor recepção - o sinal da antena do pára-choques é impulsionado pelo compensador linear. Há uma possibilidade de que seja o sinal mais forte.

#14 · (Edited)
Bullethead_D,

Obrigado pela sua oferta - MP enviado!

Como se pode deduzir de uma leitura, sem puxar o equipamento na parte inferior da baía, tive que supor algumas coisas. Vou tentar entrar nisso novamente hoje (deveria ter mais algum tempo) e desta vez puxar essa coisa para verificar as conexões e também os números das peças que não consegui ver ontem. Se eu estiver errado, vou corrigir o post - obrigado pelas suas observações!

Eu acredito que estou correto sobre o VCM, embora - ele está localizado onde o boletim telefônico diz para colocá-lo. Talvez eu tenha usado um termo enganoso - ele está atrás do painel de alumínio em que o amplificador está localizado; ele NÃO está atrás do painel de ventilação de plástico da baía. Espero que isso resolva. Saberei mais quando entrar nisso.

NOTA: Meu carro é um '05. Um '06 será o mesmo. No entanto, a localização do VCM e outras configurações da baía de equipamentos serão diferentes nos modelos anteriores. Veja http://home.earthlink.net/~phdwebsite/phone_bulletins.htm

#15 · (Edited)
Os fios da barbatana de tubarão são executados por baixo da barbatana de tubarão, por baixo das peças de acabamento ao longo da parte superior, do lado direito e do canto inferior direito do vidro traseiro. Através da borracha de vedação para o canto superior direito da área da mala. O encaminhamento para este ponto é genérico para todos os W220 até MY10. ( fotos em breve )
Documento de referência AR82.70-P-8951I datado de 17 de março de 2010.

A partir desse ponto, as opções instaladas e os anos de modelo entram em jogo. Tentarei detalhar um pouco mais tarde, se puder.

Primeira foto:
1 = base da barbatana de tubarão
2 = peça de acabamento superior
3 = fios coaxiais

Segunda foto:
3 = fios coaxiais
4 = presilha de acabamento
A = borracha de vedação no duto de cabos A na mala

Terceira foto: Vista mais ampla cobrindo a área da segunda foto. Observe que o acabamento ainda está preso e a vedação contra intempéries está sendo levantada para mostrar a borracha de vedação.
5a-5b = moldura do vidro traseiro

Quarta foto: área na mala onde os fios coaxiais entram. O coaxial GPS iria para o divisor (se equipado com Teleaid), depois para a parte traseira da mala superior para o processador de navegação. O coaxial celular passa por uma conexão de ponto de interrupção, conforme mostrado na quarta foto (sem Teleaid) ou uma conexão de ponto de interrupção sob o divisor (com Teleaid).

Attachments

#24 ·
....O cabo coaxial da célula passa por uma conexão de ponto de interrupção, conforme mostrado na quarta foto (sem Teleaid) ou uma conexão de ponto de interrupção sob o divisor (com Teleaid)
Eu te dou uma foto.

Attachments

#16 ·
@ todos
Antes de iniciar mais investigações - Skylaw recebeu um carro entregue em 10-14-2004 com o código 359 "TELEAID LOW COST USA WITH CELL PHONE PREINST. UPCI" e o CÓDIGO 530 "COMAND DVD APS USA WITH NAVIGATION". O código 813 (ou outro para os EUA) "LINGUATRONIC=controlo por voz" e 388 MOBILE PHONE UHI estão ausentes.

Você acha que pe82.95-u-2101-99sl e pe82.70-u-2101-99sk são os documentos certos?

#18 ·
@ todos
Antes de iniciar mais investigações - Skylaw tem um carro entregue em 10-14-2004 com o código 359 "TELEAID LOW COST USA WITH CELL PHONE PREINST. UPCI" e o CÓDIGO 530 "COMAND DVD APS USA WITH NAVIGATION". O código 813 (ou outro para os EUA) "LINGUATRONIC=controlo por voz" e 388 MOBILE PHONE UHI estão ausentes.

Você acha que pe82.95-u-2101-99sl e pe82.70-u-2101-99sk são os documentos certos?
Na verdade, meu carro tem linguatronic e telemóvel (MHI - não UHI) instalados. Sempre teve.

#17 · (Edited)
Um bom negócio se não se transformar em uma cratera fumegante na primeira tentativa de usá-lo. Menos de US$ 300 por tudo, incluindo frete.

#20 · (Edited)
Não posso dizer, Bullethead_D. O MHI e o controle de voz estavam no adesivo da janela quando o comprei, e eles foram instalados. Comprei o carro de um revendedor como um carro apreendido cerca de 6 meses após sua primeira venda nova, para um executivo. Tinha menos de 5.000 milhas rodadas. Não tinha a base do telefone nem o aparelho - tive que comprá-los extras. Mas tinha a placa de contato MHI, e o resto do sistema MHI, bem como o controle de voz (linguatronic) já instalado. Normalmente, quando esses itens são encomendados, eles são instalados por um Centro de Preparação MB no Porto de Entrada nos EUA. A instalação no meu carro corresponde ao boletim telefônico, http://home.earthlink.net/~phdwebsite/phone_bulletins.htm Então, quando e onde eles foram instalados, não posso dizer - mas foi antes de eu comprá-lo, e parece a instalação do centro de preparação POE.

#21 ·
..... Não tinha o suporte para telefone nem o aparelho - tive que comprar esses extras. Mas tinha a placa de contato MHI e o resto do sistema MHI, bem como o controle de voz (linguatronic) já instalado. Normalmente, quando esses itens são encomendados, eles são instalados por um Centro de Preparação MB no Porto de Entrada nos EUA. ......
Existem instruções sobre como adaptar o linguatronic em um W220. O módulo para o sistema de controle de voz é sempre colocado sob o banco traseiro. Mas as instruções sempre mostram uma exceção "não para o código 494 (versão dos EUA)". Com cada carro aqui na Alemanha vem um livreto de serviço com um cartão de dados especial. Todos os códigos são impressos neste cartão (ver imagem). Se, por exemplo, um carro estiver faltando 813 (Linguatronic) e a MB adaptar este dispositivo, um novo cartão incluindo o novo código será impresso. Depois de ler isso, o mecânico da MB está ciente da presença deste dispositivo adaptado. Talvez isso seja diferente nos EUA. Em conclusão com sua declaração, presumo que o equipamento europeu não cumpra as regras da FCC ou de outra instituição responsável por altas frequências (ou monitoramento de algo ;-)). O carro vem apenas com o chicote elétrico e está preparado para uma adaptação local pela MBUSA com diferentes dispositivos. A MBUSA gera os documentos correspondentes (vistos em seu link). A questão é - existem documentos no WIS para esta adaptação pela MBUSA ou existem documentos adicionais disponíveis apenas na MBUSA? Por outro lado, para muitas opções, os diagramas elétricos se referem ao código 494.

Attachments

#23 ·
@Wally_P adicionou mais algumas fotos (post 15) para ajudar com o rastreamento da fiação. Posso quase prometer que, se você puder conectar seu sistema à barbatana de tubarão, seu celular funcionará muito melhor. Considere que, com a(s) antena(s) do para-choque, você não está obtendo a vantagem de altura da 'barbatana nem a cobertura verdadeiramente omnidirecional.

#26 · (Edited)
#27 ·
Devo dizer que, como Engenheiro de RF, a forma como a Merc coloca sua antena é bastante elegante, não acho que precise de ajustes porque, mesmo que as antenas estejam expostas, não haverá nenhum ganho significativo na força do sinal. No entanto, um design de rádio de software mais recente pode fazer maravilhas para este modelo. Eu estava consertando alguns chicotes do módulo de recepção de celular recentemente e usei este tópico como um guia. Obrigado pela incrível partilha.

#29 ·
Tenho que dizer que, como Engenheiro de RF, a forma como a Merc coloca sua antena é bastante boa, não acho que precise de ajustes porque mesmo que as antenas estejam expostas, não haverá nenhum ganho significativo na força do sinal. No entanto, um design de rádio de software mais recente pode fazer maravilhas para este modelo. Eu estava reparando alguns chicotes do módulo de recepção celular recentemente e usei este tópico como um guia. Obrigado por compartilhar isso incrível.
Eu fiz uma instalação de satélite uma vez em uma casa e o cara insistiu que a recepção deveria ser melhor se eu colocasse a antena no telhado, em vez de na parede, pois o sinal não precisaria viajar tanto. :)

#30 ·
Olá Ex-FED, você parece saber muito sobre isso :)
Acabei de comprar um W211 E320 Wagon 2003

Talvez você possa me ajudar a solucionar este problema que tenho com os chaveiros, o que está me deixando louco:

- AMBOS os chaveiros não estão funcionando por RF, apenas por IR (e o IR parece muito fraco, então às vezes tenho que usar a chave de metal para trancar/destrancar).
- AMBAS as chaves são reconhecidas pelo carro quando inseridas na ignição.
- AMBAS as chaves têm baterias novas e o diodo vermelho nas chaves pisca em vermelho brilhante ao pressionar travar ou destravar.
- Tenho recepção total no rádio no modo FM. (Não testado AM ou outros)
- Verifiquei os fusíveis e todos parecem estar bem.

Alguma ideia do que pode ser?
Estou supondo que as chaves estão boas e que o problema está em algum lugar do carro.

Conselhos sobre o próximo passo?

Obrigado

#31 ·
Olá Ex-FED, você parece saber muito sobre isso :) Eu acabei de comprar um W211 E320 Wagon 2003

Talvez você possa me ajudar a solucionar este problema com os keyfobs que está me deixando louco:

- AMBOS os keyfobs não estão funcionando via RF, apenas via IR (e o IR parece muito fraco, então às vezes eu tenho que usar a chave de metal para trancar/destrancar).
- AMBAS as chaves são reconhecidas pelo carro quando inseridas na ignição.
- AMBAS as chaves têm baterias novas e o diodo vermelho nas chaves pisca em vermelho brilhante ao pressionar travar ou destravar.
- Tenho recepção total no rádio no modo FM. (Não testado AM ou outros)
- Verifiquei os fusíveis e todos parecem estar bem.

Alguma ideia do que pode ser?
Estou supondo que as chaves estão boas e que o problema está em algum lugar no carro.

Aconselhamento sobre o próximo passo?

Obrigado
Em anexo está o documento WIS que cobre o travamento central W211 wagon.

Analisando isso, alguns dos pontos de falha seriam:

Key fobs não transmitindo RF ou código de acesso confuso
SAM traseiro (N10/2) não está recebendo sinal da antena
SAM traseiro não está passando o código de acesso
SAM traseiro não está recebendo autoridade de desbloqueio do EIS(N73)
EIS não gerando uma autorização de desbloqueio

No modo infravermelho, o fato de funcionar um pouco indicaria que os key fobs estão gerando um código de acesso válido, o receptor IR para DCM (N69/1) está ok, o caminho DCM para EIS está ok, o EIS está passando uma autoridade de desbloqueio de volta para o DCM que então fala com o motor de desbloqueio da porta (M14/6).

Ambas as chaves funcionando bem no interruptor de ignição indicariam que os chips nos fobs e o link IR estão ok com boa autorização de acionamento do EIS. Apontando para o caminho do sinal de RF como defeituoso.

O que nos leva a:
Possíveis juntas de solda ruins/antigas nos fobs, fazendo com que o transmissor de RF não funcione/seja fraco.
Antena ou amplificador não funcionando como pretendido
SAM traseiro não funcionando como pretendido
Conexão CAN B defeituosa para EIS do SAM traseiro

Tudo isso se resume a uma sessão com STAR, eu acho, para identificar onde a falha está ocorrendo. Suspeito que estará no caminho do fob para a antena para o SAM traseiro.

Attachments

#33 ·
Dê uma olhada no PDF para o SAM traseiro. Se todas as funções listadas (além de travar/destravar remotamente) estiverem operando, é uma boa aposta que o SAM está ok.
Isso também pressupõe que o botão de travamento/destravamento central no painel também esteja funcionando.

Agora, olhe para o PDF do amplificador da antena. As coisas a verificar seriam uma pequena conexão coaxial entre o amplificador da antena esquerda e o SAM. O sinal RCL é recebido e demodulado no amplificador da antena e os dados são enviados via cabo coaxial para o SAM. Como FM e, presumo, AM estão funcionando como pretendido, isso pelo menos mostra que o amplificador está recebendo energia.

O que nos leva de volta aos fobs

Verificação rápida e suja... Segure o fob literalmente no vidro da janela traseira e comece a pressionar os botões. Veja qual é o resultado.

Há também um boletim sobre os fobs e a troca das baterias COM MUITO cuidado com um pano sem fiapos (luvas de borracha seriam melhores) para garantir que não haja gordura dos dedos ou poeira entre as baterias e os contatos.

STAR seria o melhor, mas isso talvez restrinja um pouco mais.

Attachments

• Like
Reactions: beongo
#34 ·
Dê uma olhada no PDF para o SAM traseiro. Se todas as funções listadas (além de travar/destravar remotamente) estiverem operando, é uma boa aposta que o SAM está ok.
Isso também pressupõe que o botão de travamento/destravamento central no painel também esteja funcionando.

Agora, olhe para o PDF do amplificador da antena. As coisas a verificar seriam uma pequena conexão coaxial entre o amplificador da antena esquerda e o SAM. O sinal RCL é recebido e demodulado no amplificador da antena e os dados são enviados via cabo coaxial para o SAM. Como FM e, presumo, AM estão funcionando como pretendido, isso pelo menos mostra que o amplificador está recebendo energia.

O que nos leva de volta aos fobs

Verificação rápida e suja... Segure o fob literalmente no vidro da janela traseira e comece a apertar os botões. Veja qual é o resultado.

Existe também um boletim sobre os fobs e a troca das baterias COM MUITO cuidado com um pano sem fiapos (luvas de borracha seriam melhores) para garantir que não haja gordura dos dedos ou poeira entre as baterias e os contatos.

STAR seria o melhor, mas isso talvez restrinja um pouco mais.
Olá novamente, tenho uma atualização para você agora, talvez você possa ajudar...

Percebi que o fusível 8 estoura o tempo todo. A primeira coisa que verifiquei foi o fusível, mas estava ok (pelo menos eu pensei que estava), mas agora verifiquei novamente e ele estourou. Coloquei outro fusível de 7,5 A e ele explodiu imediatamente.

Então, desconectei o alarme primeiro, inseri o fusível, ainda estoura.
Desconectei todo o amplificador da antena (todas as três conexões nele) e o fusível ainda estoura.

Estou sem ideias agora. Por que o fusível está estourando o tempo todo?

Há mais alguma coisa conectada ao fusível 8?

Obrigado

#35 ·
Pelo que posso ver nos diagramas de fusíveis anexos, o fusível 8 deve ser um fusível de 25 amperes e controla a coluna de direção/ajuste do assento.

Tenha MUITO cuidado, não tenho 100% de certeza de que estes são os diagramas de fusíveis corretos.

Attachments

#36 ·
Pelo que posso ver nos diagramas de fusíveis anexos, o fusível 8 deve ser um fusível de 25 amperes e controla a coluna de direção/ajuste do assento.

Tenha MUITO cuidado, não estou 100% convencido de que estes são os diagramas de fusíveis corretos.
Caro Ex-Fed, estes são para w210... Desculpe, mas tenho uma carrinha w211, E320 de 2004.

Estou realmente preso aqui, o que mais poderia fazer com que o fusível queimasse?

#37 ·
Droga...foi mal. Até que se saiba o que está ligado ao fusível 8...sem ideia. A trabalhar nisso.

ATUALIZAÇÃO:

parece que o fusível 8 é válido para o código de opção 882 monitorização interior, para o sensor de inclinação B33 do alarme de roubo automático.

B33 aqui >>>

Attachments

#39 ·
Gack...meu erro. Até que se saiba o que está ligado ao fusível 8...sem ideia. Trabalhando nisso.

ATUALIZAÇÃO:

parece que o fusível 8 é válido para o código de opção 882, monitoramento interno, para o sensor de inclinação B33 do alarme de roubo automático.

B33 aqui >>>
Olá,

Está resolvido :)

Era o sensor de inclinação que tinha estragado de alguma forma. O CI dentro estava todo queimado. Desconectei o sensor e agora o fusível 8 não estoura.

Há muitos sensores de inclinação usados com exatamente o mesmo número de peça que o meu, mas não sei se é preciso programá-lo para caber no carro ou não. Talvez você saiba algo sobre isso?

De qualquer forma, muito obrigado por todas as informações :)

Para informação de todos, o fusível 8 também vai para o sensor de inclinação B33 no W211 Estate 2004.