Sob o distribuidor, olhando da parede corta-fogo para a frente, deve haver um parafuso sextavado que prende o distribuidor no lugar. Se você soltar esse parafuso, deverá ser capaz de girar o distribuidor com a mão (mantenha a luz de sincronização à mão para ver para que lado você está indo), então, quando estiver razoavelmente perto, aperte-o e use a escala para ajuste fino.
Quais carburadores você está usando? Eu tenho Zenith, então sou muito bom nisso; mas algumas coisas podem ser aplicáveis aos Solex também.
Eu também usei o estetoscópio da linha de combustível no início e ele te deixa razoavelmente perto. Postarei fotos da minha configuração assim que chegar em casa, mas aqui estão os conceitos básicos;
Eu construí um sincronizador de pressão diferencial. Como os carburadores devem puxar uma quantidade igual de ar em todas as rotações, percebi que esta era a maneira mais confiável de garantir isso.
O parafuso de mistura é apenas para o bico de marcha lenta, por isso só afetará a mistura de marcha lenta. No entanto, pode afetar a sincronização (marcha lenta sincronizada, mas desequilibrada, fará com que a região de alta velocidade não seja sincronizada, pois o desequilíbrio causado pelos jatos de marcha lenta é removido em rotações mais altas)
Se você deseja ajustar a mistura na região que não é de marcha lenta (nos zeniths), você deve calçar a válvula de agulha na câmara do flutuador
Além disso, nos zeniths, sempre há a questão do segundo estágio poder operar, mas podemos deixar isso para mais tarde.
Você também está ciente de alguma alteração na qualidade do combustível? Aqui na Suécia, temos uma quantidade crescente de mistura de biocombustível na gasolina, o que diminui o conteúdo de energia por volume. Em essência, isso significa que você deve estar preparado para ajustar a mistura para corresponder ao novo conteúdo de energia. (carros com injeção moderna cuidam de tudo isso sozinhos, dentro de certos limites, é claro)
Para descobrir a mistura de marcha lenta, construí meu próprio analisador de exaustão improvisado de uma sonda O2/sonda lambda antiga. Você deve ser capaz de lê-lo usando um multímetro comum. Usei isso para verificar se obtenho a mistura de marcha lenta o melhor possível. Como as características da sonda O2 são muito acentuadas, você obtém uma resposta bastante rápida assim que se aventura na área rica (ou pobre).
Eu também tinha um medidor de vácuo conectado para garantir que o vácuo estivesse em seu valor mais alto possível (e dentro das especificações). Isso não é realmente necessário, mas eu tinha as coisas por perto.
Comecei tentando acertar a mistura de marcha lenta (lambda=1), depois fiz uma corrida em alta rotação para ajustar a sincronização da ligação do carburador, de volta à marcha lenta; vi uma condição dessincronizada, tentei removê-la com os parafusos de marcha lenta, mantendo lambda, fiz uma corrida em alta velocidade novamente e, em seguida, repeti até ficar satisfeito (ou seja, sem mais ajustes necessários)
Também fiz um test drive com a sonda O2 conectada para verificar se a mistura estava boa mesmo em cargas altas.
Soa confuso? Não se preocupe, levei um bom tempo para entender tudo isso!
Você não deve ter nenhum estouro se tudo estiver configurado corretamente (a menos que, é claro, falte uma faísca aqui e ali (para mim, descobriu-se que era o condensador de ignição. Se estiver ruim, os contatos do seu disjuntor devem se desgastar muito rapidamente))
Tentarei voltar com algumas fotos para explicar tudo!