Sim, eu li essa discussão e obtive algumas informações úteis dela. Os sistemas de injeção realmente arcaicos são algo como o sistema mecânico baseado em bomba usado nos 300SL dos anos 50 ou o sistema Rochester que era uma opção nos Chevrolets do final dos anos 50 e início dos anos 60. Eu nunca dirigi ou trabalhei com um, mas ouvi dizer que eles podem ser bastante temperamentais e não oferecem muitas vantagens em relação aos carburadores. Muitas pessoas agrupam todas as variantes do K-jet no mesmo campo que esses, quando, de muitas maneiras, ele oferecia tudo o que os melhores sistemas EFI da época ofereciam (e mais do que alguns, especialmente a injeção de corpo de borboleta de ponto central), combinado com a capacidade de funcionar sem entrada eletrônica. Além disso, como você mencionou, os injetores com proteção de ar que vieram com o KE/CIS-E fornecem melhor atomização do que o que você normalmente obtém do EFI. Algumas pessoas simplesmente presumem que qualquer sistema mecânico que possa ser substituído por algo eletrônico é arcaico. Essas pessoas estão erradas.
Você realmente precisa ter cuidado com as informações e conselhos técnicos que recebe sobre muitas coisas hoje em dia. Há muito mais por aí, mas isso também significa que há muito mais lixo. Eu definitivamente poderia ter caído em algumas das "soluções" duvidosas que as pessoas postam no youtube (e também há algumas coisas boas, com certeza) quando eu era novo nisso. É por isso que entender o sistema (o que o livro que mencionei ajuda, mas existem outras fontes) é importante. A maioria das coisas contraproducentes ou perigosas que as pessoas postam são óbvias assim que você entende como tudo funciona. É fácil entender a frustração das pessoas tentando fazer carros como esses funcionarem corretamente; como eu disse, provavelmente foi uma jornada de um ano antes de eu conseguir fazer meu primeiro carro funcionar bem, e mais alguns anos antes de eu ter um bom entendimento de tudo.
Eu procurei alguém para levar, mas provavelmente teria que pesquisar as oficinas de reparo europeias em Seattle (eu morava no noroeste de WA na época). Então, possivelmente, eu seria enganado uma ou duas vezes antes de encontrar alguém realmente bom, além de ser uma viagem de duas horas. A dificuldade em encontrar um mecânico realmente bom com esses é o motivo pelo qual hesito em recomendá-los a alguém, a menos que eu conheça um mecânico que possa diagnosticar e reparar o CIS, ou se for alguém próximo que estou disposto a ajudar se eles tiverem problemas. Qualquer mecânico dedicado pode descobrir isso eventualmente, mas para alguém que não está interessado em trabalhos pesados de bricolagem (e eu entendo; eu construí recentemente uma oficina antes mesmo de terminar minha casa porque acho que mesmo uma garagem típica não é realmente espaço suficiente, além de as pessoas só terem tanto tempo livre) isso se resume em grande parte a saber se há um bom mecânico a quem eles podem levar. Claro, este fórum ajuda a preencher essas lacunas. Embora seja realmente difícil diagnosticar algumas coisas remotamente, muitas vezes alguém com um multímetro e um medidor de pressão de combustível pode ser guiado sobre o alvo. E espero estar finalmente no ponto em que posso dar alguns conselhos e ser mais útil do que um perigo...
O 924 é um carro sobre o qual eu nunca pensei muito até que um apareceu à venda por um preço bem barato e, maravilha das maravilhas, era o turbo! O que foi uma bênção mista: descobriu-se que alguém havia substituído o turbo - feito mal - e de alguma forma destruiu a roda da turbina. A carroceria parece que um adolescente dirigiu, e tem um interior muito áspero por ter ficado do lado de fora por uma década. É realmente um daqueles carros difíceis de colocar um preço: você nunca recuperaria seu dinheiro restaurando-o, mas está tudo lá, consegui colocá-lo na estrada por um preço bem barato, e tem sido uma boa quantidade de velocidade e muita diversão pelo dinheiro. Claro, embora o motor funcione muito bem, ele bebe óleo (três em quatro cilindros estão ruins - 50%, 25%, 25% de vazamento, mas acredite ou não, apenas 5% no bom), os sincronismos (e provavelmente os dentes) em algumas marchas estão destruídos... Mas eles são uma verdadeira joia. O carro padrão precisa de estradas sinuosas para desfrutar, realmente, e infelizmente, você simplesmente não consegue muito mais potência sem indução forçada, a não ser fazer algum trabalho de cabeça muito exótico. Por outro lado, o motor se originou de um projeto Daimler que poderia ser a gasolina ou diesel, e pode lidar com níveis de potência ridículos quando impulsionado o suficiente. É notável o que a Porsche construiu quase inteiramente a partir de componentes da VW. Eu não dirigi nenhum Porsche novo, mas tenho certeza de que seria muito divertido. Estou um pouco decepcionado que eles estejam se afastando das transmissões manuais em favor das borboletas; eu entendo, você não pode mais mudar a marcha do computador, mas homens de verdade mudam suas próprias marchas. Pelo menos, ao contrário de muitos fabricantes de carros exóticos, eles ainda oferecem coisas de verdade - um 911 com seis marchas e o terceiro pedal. Ou tudo isso e potência insana no GT3! Fico feliz que ainda haja alguém fazendo um carro que eu realmente adoraria ter. Honestamente, não vejo muito que eu pudesse amar no que a Mercedes está construindo hoje em dia...