Mercedes-Benz Forum banner

Kit K Jet Killer EFI, alguém já instalou isto antes?

8.7K views 61 replies 17 participants last post by  Faiz Jan  
#1 ·
Alguém já instalou isso antes? Pessoal da EFI, qual é a vossa experiência? Estou a lutar com marcha lenta baixa no meu M103 nos últimos três anos, tudo foi alterado e tudo dentro das especificações, ainda sem aumento de rotação em marcha lenta a frio e rotação abaixo de 500 quando ligo o AC. Estou farto de Kjet B.S.

#3 ·
Eu não
Eu passei por tudo nos últimos 3 anos.

Novos injetores, reconstrução da distribuição de combustível, rotor e tampa, velas de ignição, cabos de ignição, todos os sensores, todas as vedações e botas de borracha, novo EHA, novo potenciômetro do medidor de combustível, corpo da borboleta, válvula de ar, relé OVP, relé de combustível, ciclo de trabalho, pressão de combustível correta. placa defletora ajustada ... etc.
Todos os ajustes e testes com base no manual de serviço dentro das especificações com outros membros.
É apenas marcha lenta e está mais baixa a cada mês lol, desisti deste sistema porcaria.

#7 ·
Parece muito irritante. Só uma ideia - o pequeno tubo/palha de desvio na seção da mangueira de ar da marcha lenta onde a válvula se prende. Está cortado ou não cortado? (O ar pode passar por ele, basicamente.) H.D. publicou detalhes sobre isso uma vez e acho que para o M116 deveria ser aberto se a marcha lenta estivesse muito baixa, para permitir a entrada de ar extra. Não sei como isso afeta o M103.

#8 ·
Eu não tenho esse tubo, meu motor é M103, só tem entrada e saída da válvula.
Além de todas as vedações de borracha, cotovelos, bota do medidor, sensores ... foram substituídos por novos.
Nunca vi minha marcha lenta no mesmo lugar por dois dias seguidos, toda vez que ligo está em um lugar diferente, se estiver abaixo de 500 eu desligo e ligo de novo, vai ficar em marcha lenta em 650, 30 minutos de viagem e então vai ficar em marcha lenta novamente abaixo de 500 e assim por diante.

Soa muito irritante. Apenas um pensamento - o pequeno tubo/palha de desvio na seção da mangueira de ar da marcha lenta onde a válvula se prende. Está cortado ou não cortado? (O ar pode viajar por ele, basicamente.)
H.D. apresentou detalhes disso uma vez e acho que para o M116 deveria ser aberto se a marcha lenta estivesse muito baixa, para permitir o ar extra. Como isso afeta o M103, eu não sei.

#11 ·
Eu duvido. Desculpe dizer.

Posso estar dizendo o óbvio, mas você trabalhou em todos os testes das coisas? Parece que você fez uma enorme quantidade, e se eu me lembro corretamente, este é um carro muito mimado com um compartimento do motor lindo.

Mas testar é melhor do que peças novas. Temos isso abaixo para ajudar as pessoas necessitadas.

#12 · (Edited)
Sim, é esse mesmo, passei por todo o sistema, até testei cada fio da ECU para o compartimento do motor quanto à resistência, cada sensor e cada ideia e teste de outros membros. Desisti :) marcha lenta baixa e sem aumento de RPM quando frio ou quando o ar condicionado está ligado.

imagem recente depois de brincar com o kit de chapeamento da Caswell plating em casa

Image

Eu duvido. Desculpe dizer.

Posso estar dizendo o óbvio, mas você trabalhou em todos os testes das coisas? Parece que você fez uma grande quantidade, e se eu me lembro corretamente, este é um carro muito mimado com um compartimento do motor lindo.

Mas testar é melhor do que peças novas. Temos isso abaixo para ajudar as pessoas necessitadas.

#14 ·
Sim, 3 deles, Sinan, um membro do mundo benz, enviou-me o dele do carro a funcionar e eu enviei-lhe o meu. O meu aumentou a sua marcha lenta e o dele agiu exatamente da mesma forma. Marcha lenta baixa. No meu carro. E 2 de um ferro-velho que eu apanhei para este teste. O mesmo!

#29 ·
a história da minha vida :)

sem AC em ponto morto

View attachment 2904748

AC ligado, em engrenagens, marcha lenta suave sem parar.
View attachment 2904749
Isso é o que meu carro estava fazendo depois que eu o peguei na oficina em 1º de novembro. Disseram que era o Módulo de Controle de Marcha Lenta e, subsequentemente, me cobraram US$ 460 por um novo. Honestamente, não faço ideia se era o problema ou não, já que meu carro quebrou novamente depois que o peguei em 15 de novembro, com um problema aparentemente diferente? Sim, então o Módulo de Controle de Marcha Lenta, que é literalmente a caixa eletrônica que controla a marcha lenta, pode ser o seu problema, mas eles são muito caros. E eu pedi para a oficina que substituiu o meu para guardar o antigo, pois eu queria mexer nele, mas eles não guardaram para mim... grrrrrrrrrr.

#19 · (Edited)
Sim, eu tenho 3 clusters extras de projetos anteriores, todos com a mesma leitura.
Sim, a voltagem muda na válvula de marcha lenta e funciona muito mal e eu desconecto totalmente seu cabo.
Só para adicionar OVP marca OEM, o relé da bomba de combustível é novo. E eu não tenho relé de controle de marcha lenta no assoalho do passageiro.

Você verificou se o conta-giros do carro mostra as RPMs corretas? Não é o caso de um painel de instrumentos de 8 cilindros em um carro de 6 cilindros?

A voltagem na válvula de marcha lenta muda quando você aumenta a carga do motor ligando as luzes e outras cargas?

Você verificou se o sinal AC chega ao controlador?

#21 ·
Alguém já instalou isso antes? Pessoal da EFI, qual é a vossa experiência? Estou a lutar com a marcha lenta baixa no meu M103 nos últimos três anos, tudo foi alterado e tudo está dentro das especificações, ainda sem aumento da rotação em marcha lenta a frio e rotação abaixo de 500 quando ligo o AC. Estou farto de Kjet B.S

Como vai navegar em torno da alimentação elétrica para os injectores... o seu motor tem injectores mecânicos. Penso que vai ser um grande trabalho mudar para injectores elétricos.

#23 ·
É explicado no site, todos os injetores receberão a alimentação da ECU, assista a isso e você entenderá,

ou pesquise por M103 EFI no YouTube.

Como você vai navegar pela alimentação elétrica dos injetores... seu motor tem injetores mecânicos. Eu acho que vai ser um grande trabalho mudar para injetores elétricos

#25 · (Edited)
Então, passei o sábado e o domingo na garagem testando e brincando para dar ao sistema KE-Jet uma última chance.

1- Teste de fumaça
Aprovado sem vazamentos.
2- Teste OVP
Aprovado.
3- Teste de compressão
172 a 175 PSI todos os pistões.
4- Pressão de combustível 5,5 bar
5- Diferença de pressão de combustível (trabalhando vs controlado)
EHA desconectado 0,4 bar.
6- Todos os sensores passaram no teste.
7- Ciclo de trabalho 49 ~ 51 %
8- Medidor de ar Pot. tensão 0,7 volts, resistência constante sem pular quando a placa do medidor de ar é pressionada.

Instalei uma válvula de marcha lenta sobressalente e ajustei os parafusos de ajuste para ver o que aconteceria. Nenhuma mudança na marcha lenta.
Recuei os parafusos de ajuste EHA 1/4 de volta e comecei a brincar com a torre de ajuste de distribuição de combustível sem nem olhar e o multímetro para o melhor vácuo e RPM mais alto. O motor parou em torno de 50% do ciclo de trabalho, os melhores resultados em torno de 60% (não sei por que), mas nunca vi meu carro em marcha lenta tão bom. (a leitura de 2 multímetros diferentes)

Marcha lenta com ar condicionado desligado no Park

Ar condicionado ligado, luzes ligadas, em D

Sem RPMs aumentados no frio, mas estou encerrando por hoje, vou aceitar esse resultado e estou feliz com ele, pois é o melhor que vi até agora.

#28 ·
Olá,

bem, depois de tantos anos, isto é... normal e, como a complexidade do Ke-jet e a relativa ocultação de todas as informações do sistema (para nós, mecânicos amadores) fazem com que você persiga fantasmas, este é um cenário relativamente normal: você mexe em coisas que realmente não deveria. Mas, ei, eu te apoio, é o seu carro e ele deve funcionar relativamente normal, apesar de você tentar consertá-lo da "maneira errada".

Pessoalmente, também tentei todas as coisas razoáveis para me livrar da pequena falha de ignição, mas as rotações estão boas, então eu realmente não dou a .... para isso.

Estou feito por este ano, no próximo ano: escape. Em dois anos, estou instalando um EFI no carro e vou jogar o Ke-jet em algum tipo de forno para destruir essa droga. Além disso - se você fizer isso primeiro, por favor, poste tudo. Como vejo no momento, existem 3 rotas principais que você pode seguir:
-megasquirt (DIY)
-K Jet killers da Polônia (eles também matam ke-jets)
-Invent Jetronic (Ucrânia, eles começaram com Audi quattro e se estenderam para MB)

Até onde sei, estas são as principais opções no momento, a menos que você terceirize o trabalho.

Estou farto de tentar questionar e adivinhar se os mecânicos conhecem os fundamentos do KE-jet... as respostas enigmáticas HD sobre o meu carro, e estar em constante dúvida se o parafuso da torre está redefinido OK (foi adulterado). Então, eu definitivamente vou para EFI em 2 anos. Por enquanto, ele roda, roda relativamente OK e o consumo é relativamente ok 11,5 litros por 100 km.

b

#30 ·
Naquela época, eu tinha uma marcha lenta alta e alguns problemas como esse no Liesl, que foram corrigidos ao girar um quarto de volta (mais rico) no ajuste EHA. Isso me deu algo como 0,5 bar de diferença de pressão (com o EHA desligado). Ela ainda tinha uma marcha lenta um pouco alta até que eu colocasse uma nova válvula de ar de marcha lenta, mas funcionou muito bem a partir daí. Então, às vezes, vale a pena ser um rebelde CIS, embora tenha que haver alguma explicação para o porquê de um carro não funcionar e não ter marcha lenta dentro das especificações com tudo mais ajustado como deveria ser. E, claro, sem o conjunto completo de equipamentos de diagnóstico, você fica tateando no escuro até certo ponto.

#32 ·
...Eu tinha uma marcha lenta alta e alguns problemas como esse no Liesl que foram consertados indo um quarto de volta (mais rico) no ajuste EHA.
Confie em mim quando digo que, ao fazer ^isso, você realmente não “consertou“ esses problemas; você apenas conseguiu “mascarar“ o que os causou. ;)

Então, às vezes, vale a pena ser um rebelde CIS...
Cuidado! … Como apontei em meu Tópico de controle Lambda KE-Jetronic, além do fato de que tais ‘ajustes‘ falsificam as informações de diagnóstico mais úteis (mas geralmente mais desconsideradas :sleep:) nos motores CIS-E (o Ciclo de Trabalho Lambda), eles podem ser ruins para o motor toda vez que o controle Lambda não estiver ativo … por exemplo, durante cada fase de aquecimento !

...embora tenha que haver alguma explicação para o porquê de um carro não funcionar e não funcionar em marcha lenta com tudo mais configurado como deveria.
Sim, claro … e sempre .

E, claro, sem o conjunto completo de equipamentos de diagnóstico, você fica tateando no escuro até certo ponto.
Você pode se surpreender com a precisão com que os problemas do motor CIS-E podem ser diagnosticados apenas com um simples multímetro de 15 $ e um medidor de pressão resistente a combustível de 20 $ !

...as conversões EFI são uma maneira de trocar sua pequena caixa de gremlins por uma muito maior
Sim. … Eu nunca vi nenhum deles funcionar tão suavemente quanto o 300CE da minha esposa … no qual (além do sensor o2 uma vez substituído, injetores e 2 mangueiras de borracha ICV curtas) todas (!) as peças KE-Jetronic são as originais (instaladas há 36 anos e ~215.000 km), incluindo OVP e FPR, cujas placas de circuito eu ressoldei (em 15 minutos cada) há mais de 20 anos. :)

A grande maioria das substituições de peças KE-Jetronic que são feitas por amadores e mecânicos por aí são completamente desnecessárias !

Mesmo no lado do desempenho, há uma tonelada de potencial que o campo EFI finge não existir...
Certo! … Os primeiros motores M119 foram equipados com KE-Jetronic e fornecem mais potência do que todos os motores M119 posteriores (equipados com EFI). Quase o motor M120 de 12 cilindros também teria sido lançado com KE-Jetronic … (com duplo KE-Jetronic !). … Eu falei sobre isso em Este tópico (divertido). :)

...e respostas misteriosas HD (ele tem seus interesses privados envolvidos...)
Na verdade não, blaz.kovac79. :) … Eu tenho uma “promessa“ envolvida (não “interesses privados“). Por isso, fui impedido de postar conselhos nos tópicos de outros membros por cerca de dois anos e meio agora … além de permissões ocasionais para postar conselhos “limitados“ (não “misteriosos“ !).

#33 ·
Mesmo que você tivesse interesses privados - tudo bem - no final, os interesses nos impulsionam! Nada de errado com isso, só posso respeitar isso (e aqueles caras que investem seu dinheiro para consertar kejets em uma economia de mercado privada). Mas perceba que conselhos limitados/misteriosos é o que acabará destruindo mais carros (ou KE-jet) do que salvando-os. Mas eu definitivamente não estou culpando você, não me entenda mal, sacrificar o tempo de alguém é... bem, apenas pessoas excepcionais estão dispostas a fazer isso e eu agradeço novamente, aprendi muito. Mas veja minha perspectiva - informações limitadas sobre meu carro (MEU carro) (e falta de tempo para realmente estudar) está me limitando severamente e minhas habilidades para resolver problemas corretamente. É apenas um carro no final. E às vezes é mais fácil mascarar problemas e manter o carro funcionando, eu preferiria manter as coisas originais, mas pelo mesmo preço, bem, como eu disse, EFI.

Então, se MB, Bosch e você não são... você entendeu. Eu tenho uma história com este carro, esta é a única razão pela qual eu o mantenho em condições de dirigir. Mas é minha história, não a de mais ninguém e talvez termine comigo batendo o carro na parede. Inferno, por que não. Mesma lógica com EFI - inferno, por que não? Pelo menos terei todas as informações sobre o sistema em vez de mistérios que não tenho tempo para resolver (seus quebra-cabeças, intrigantes, sim).

Chega... Eu digo a todos para estudar suas postagens, mas também que EFI é uma opção.

E como meu irmão acabou de comprar uma Ducati antiga que precisa ser consertada, eu simplesmente não me importo mais com os problemas do KE Jet. Como eu disse, em 2 anos, EFI está entrando...

obrigado,

b

#34 ·
...eu definitivamente não estou te culpando, não me interprete mal, sacrificar o tempo de alguém é... bem, só pessoas excepcionais estão dispostas a fazer isso e eu agradeço novamente...
Obrigado pela sua apreciação, blaz.kovac79. :)

...talvez acabe comigo batendo o carro na porra de uma parede. Inferno, por que não. Mesma lógica com EFI...
O que devo dizer? … LOL … Não se machuque … nem fisicamente, batendo seu carro … nem emocionalmente, tentando fazê-lo funcionar com EFI tão bem quanto funciona com um KE-Jetronic devidamente mantido ! ;)

#35 ·
Ok, quatro opções principais, pensei que a DKubus tivesse fechado. Bom.

Veja, com um kit EFI bom, o que você ganha não é apenas documentação completa (e o fórum e conselhos do fabricante) e um controle de combustível muito mais fácil... Pelo que vejo, você tem um aumento massivo no número de mecânicos, entendendo as coisas. Com KE-Jet, e fico feliz por todas as informações recebidas aqui, temos manuais de serviço com 35 anos, peças ridiculamente caras (reconstruir o FD custa mais do que todo o kit EFI - sem motivo, para ser honesto) e respostas misteriosas do HD (ele tem seus interesses privados envolvidos, o que eu respeito e sou grato por todos os pedaços de informação).

Para mim - e meus amigos petrolheads, EFI é mais fácil, sem controle de faísca. E ouso dizer que sou um nerd amador de TI melhor do que um mecânico amador. E definitivamente não estou pagando os preços absurdos da Bosch apenas pelo EHA.

Ainda, em 2 anos, postarei, provavelmente irei com as soluções dos caras poloneses ou ucranianos, só porque são europeus. Talvez eu viaje para eles e faça isso durante as férias... veremos.

É. apenas. um. carro. Meu. Carro. Ou. ele. corre. ou. ele. bate. em. uma. parede. Eu. não. me. importo. mais.

b
Exatamente, é o seu carro, e tudo se resume ao seu julgamento, prioridades, orçamento, etc. Presumo que a DKubus ainda esteja funcionando, já que seu site ainda está no ar. Obviamente, este tópico não se destinava a ser um debate entre EFI e CIS, então tentarei evitar isso. A maior parte de onde eu estava vindo é o resultado de uma presunção que eu costumo ver que o CIS é um sistema de injeção de combustível arcaico, incapaz de funcionar tão bem quanto o EFI moderno, e a única razão para mantê-lo é que ele está lá e está funcionando. Além disso, programas de TV e canais do YouTube colocam um kit EFI em tudo o que vem com outra coisa, ignoram os detalhes e fazem parecer uma coisa óbvia. A realidade é que o KE-jet (também conhecido como CIS-E) foi possivelmente o sistema de injeção de combustível mais avançado e confiável quando foi introduzido, e mesmo agora, é preciso uma configuração EFI sequencial muito bem ajustada para substituir um bom sistema CIS-E e funcionar tão bem. Não estou dizendo que essa presunção está sendo apresentada aqui, apenas explicando por que eu (e muitos outros) adotamos uma visão desdenhosa das conversões EFI - especialmente se o desempenho radical não faz parte da equação.

Se você pudesse agitar uma varinha mágica e ter uma configuração EFI totalmente moderna, ajustada e testada em tortura, eu suponho que seria um pouco tolo se apegar ao CIS. Mas você não pode; custa milhares de dólares e, na melhor das hipótesos, você está recebendo uma forte versão beta com a qual terá que trabalhar em alguns bugs. Acho que olho para meus três carros K(E)-jet que funcionam bem e consigo pensar em dezenas de coisas nas quais gastaria esse dinheiro antes do EFI. Isso inclui um (meu Porsche 931) que ficou parado por dez anos com o filtro de combustível solto, que, no entanto, consegui fazer funcionar por cerca de US$ 300 investidos no sistema de combustível. Parece que o EFI é o tipo de coisa que as pessoas querem fazer porque gostam mais; nada de errado com isso, mas definitivamente não sou eu. É como as conversões de carburador de carros EFI; além de alguns sistemas de injeção muito esotéricos, é algo que você faz porque gosta mais de carburadores do que qualquer sistema que esteja lá. É mais provável que eu caia nesse campo. Se eu tiver um 911, gostaria que fosse muito old-school. E carburado.

Confie em mim quando eu digo que, ao fazer ^isso, você realmente não “consertou“ esses problemas; você apenas conseguiu “mascarar“ o que os causou. ;)

Cuidado! … Como apontei em meu Tópico de Controle Lambda KE-Jetronic, além do fato de que tais ‘ajustes‘ falsificam as informações de diagnóstico mais úteis (mas comumente mais desconsideradas :sleep:) em motores CIS-E (o Ciclo de Trabalho Lambda), eles podem ser ruins para o motor sempre que o controle Lambda não estiver ativo … por exemplo, durante cada fase de aquecimento !

Sim, claro … e sempre .

Você pode se surpreender com a precisão com que os problemas do motor CIS-E podem ser diagnosticados apenas com um simples multímetro de 15$ e um medidor de pressão resistente a combustível de 20$ !

Sim. … Eu nunca vi nenhum deles funcionar tão suavemente quanto o 300CE da minha esposa … no qual (além do uma vez substituído sensor o2, injetores e 2 mangueiras de borracha ICV curtas) todas (!) as peças KE-Jetronic são as originais (instaladas há 36 anos e ~215.000 km), incluindo OVP e FPR, cujas placas de circuito eu ressoldei (em 15 minutos cada) há mais de 20 anos. :)

De longe, a maioria das substituições de peças KE-Jetronic que são feitas por amadores e mecânicos por aí são completamente desnecessárias !

Certo! … Os primeiros motores M119 foram equipados com KE-Jetronic e fornecem mais potência do que todos os motores M119 posteriores (equipados com EFI). Quase o motor M120 de 12 cilindros também teria sido lançado com KE-Jetronic … (com duplo KE-Jetronic !). … Eu falei sobre isso em Este tópico (divertido). :)

Na verdade não, blaz.kovac79. :) … Eu tenho uma “promessa“ envolvida (não “interesses privados“). Por isso, fui impedido de postar conselhos em tópicos de outros membros por cerca de dois anos e meio agora … além de permissões ocasionais para postar conselhos “limitados“ (não “misteriosos“ !).

Muitos bons pontos aqui. Além disso, alguns pontos com os quais tenho que discordar. Primeiro, comprei um W126 sem conhecimento prévio de CIS (meu SEC, Liesl) que era bastante bom, mas não funcionava direito e tinha alguns problemas de dirigibilidade que acabei resolvendo. Perdi tempo e dinheiro jogando peças nele, mas acabei descobrindo as coisas. Aquele carro funcionava perfeitamente, melhor do que Ingrid (meu SEL), apesar de aquele ser mais afinado pelo livro. Agora, não estou sugerindo encontrar os parafusos que afetam o abastecimento (principalmente o ajuste básico no braço da placa de fluxo de ar e aquele enterrado no EHA que pode ter um efeito profundo) e ajustá-los cegamente por sensação. "Bosch Fuel Injection and Engine Management" de Charles Probst é um recurso muito bom para quem deseja se aprofundar no sistema. Um multímetro com leitura do ciclo de trabalho e um medidor de pressão de combustível de 6 bar(+) são praticamente obrigatórios, como mencionado. Opcional, mas muito útil, é um sensor de O2 de banda larga; eu diria que é mais obrigatório para quem busca o máximo desempenho.

Concordo com as frustrações que foram expressas em relação à falta de documentação disponível para a pessoa comum nesses carros, mas há o suficiente por aí para alguém disposto a primeiro aprender a teoria básica de operação e, em seguida, trabalhar nos problemas que pode ter com base nesse conhecimento, usando uma mistura de medições disponíveis e algum grau de tentativa e erro. Sei que você está muito além de mim no conhecimento do CIS(E), mas não descarte alguém disposto a mexer até conseguir o que quer: consegui fazer meus carros funcionarem sem problemas e obter boa quilometragem e potência na ordem de mais de 100.000 milhas entre eles, sem grandes quebras. A única grande constatação que me ajudou a melhorar a afinação dos meus carros é que o sistema é mais parecido com um carburador do que com EFI. Talvez você pudesse comparar o ajuste da marcha lenta com o(s) parafuso(s) da marcha lenta em um carburador e o parafuso de ajuste no EHA com o nível da cuba do flutuador. Claro, essa é uma generalização muito grosseira, mas assim que entendi o que tudo fazia, consegui restringir o que fazia sentido ajustar e o que estava fora de cogitação.

De qualquer forma, chegando às coisas específicas, não sei qual era a pressão diferencial em Liesl quando isso começou, apenas que girar o parafuso de ajuste no EHA (aumentando assim a pressão diferencial) foi a chave para resolver os problemas que eu estava tendo. Tive que substituir o EHA quando a peguei porque estava vazando, e suspeito que eles podem não vir com a melhor calibração. Depois de mexer mais depois que consegui um medidor, posso dizer que descobri que um pouco de pressão diferencial (e talvez até a diferencial "correta" no meu caso) parece causar problemas. Liesl parece gostar mais perto de 0,5. Eu entendo o que você está dizendo sobre o aquecimento, mas nunca foi o suficiente para ser um problema. Outra coisa que descobri com a banda larga, que outros que executaram uma banda larga e/ou fizeram uma corrida de dinamômetro também relatam, é que eles tendem a ficar magros em altas rotações. Acho que foi quando o parafuso de ajuste foi ajustado para dar 0,4 bar de pressão diferencial estática, eu estava vendo mais de 15:1 AFR em alta rotação. Muito ruim para o poder. Possivelmente ruim para o motor... Girar aquele parafuso de ajuste no EHA para o lado mais rico tem suas desvantagens, e muito acabará tornando o carro incontrolável, mas é a única maneira simples de compensar o fato de estar muito magro em WOT. Você também corre o risco de ficar fora da faixa onde o sistema pode corrigir para 14,7:1. Preciso experimentar mais isso e relatar.

Finalmente, está apenas no estágio de ideia maluca agora, mas pretendo colocar um M117 em algum tipo de rat rod e turbocomprimê-lo - usando KE-jet, provavelmente hackeado para imitar K-jet com lambda usando uma válvula de frequência para diminuir as pressões da câmara inferior sob pressão... Um cupê W114/115 parece um bom candidato. Provavelmente antes disso, meu 931 vai passar por uma reconstrução do motor, intercooler e muitos ajustes, mas pretendo ficar com K-jet nisso. Alguns caras mudam para EFI nesses - na verdade, há um cara na Romênia que criou um kit - mas pretendo mantê-lo old school. Eu era um daqueles caras que entrou pensando que EFI era o caminho a seguir - na verdade, em um carro como meu 931, eu provavelmente o teria convertido se ainda fosse meu eu mais jovem com uma pilha de dinheiro. Agora, porém, quanto mais vivo com CIS/K-jet, mais aprecio seu coração mecânico e a combinação de simplicidade e precisão. Cada um com o seu, no entanto.

#36 ·
A maior parte de onde eu vim é o resultado de uma presunção que eu frequentemente vejo que o CIS é um sistema de injeção de combustível arcaico...
O KE-Jetronic é um sistema de injeção de combustível da velha guarda (se você quiser “arcaico“), é claro… “arcaico“ como os Mercedes que foram equipados com ele.

Veja o que eu disse sobre isso esta semana em Este tópico. :)

...há o suficiente por aí para alguém disposto a primeiro aprender a teoria básica de operação, depois trabalhar nos problemas que pode ter com base nesse conhecimento, usando uma mistura de medições disponíveis...
Tendo estado envolvido na engenharia dos motores CIS-E da MB como um jovem engenheiro de projeto, garanto que de longe a maior parte do que você encontra sobre o KE-Jetronic “por aí“ (especialmente no YouTube !) é errôneo. Eu não teria tempo suficiente para corrigir tudo relacionado ao KE-Jetronic que é dito em vídeos do YouTube que foram postados aqui no BW. Eu postei alguns comentários em um vídeo do YouTube nas postagens 20 e 40 em Este tópico.

Eu sei que você está muito além de mim em conhecimento de CIS(E), mas não descarte alguém disposto a mexer até conseguir o que quer...
Claro que não! … A vontade de mexer está nos genes dos entusiastas de carros. ... Minha intenção aqui no BW era/é apenas postar algumas informações/conselhos em primeira mão sobre os sistemas de injeção de combustível menos compreendidos, porque não é agradável para mim ver a maioria dos Mercedes CIS-E por aí, mais cedo ou mais tarde, sendo abandonados por causa de problemas que seus proprietários ou os mecânicos de seus proprietários, muitas vezes depois de terem jogado muitas peças neles, não conseguem consertar apenas por falta de conhecimento ! … Me dá alegria ver esses carros sendo corretamente consertados e mantidos. :)

Isso inclui um (meu Porsche 931)...
"Porsche 931" … a versão turbo do 924. :) ... Quando jovem, tive um 924 por um curto período de tempo. E um amigo meu tinha um 931 que ele usou na corrida de 24H em Nürburgring na década de 1980. … A propósito de “Porsche“ … se você tiver a chance de testar o 911 (992) GT3 RS, não perca ! … Um vizinho meu tem o modelo 2022 (em azul). É, sem dúvida, o melhor e mais agradável “carro de corrida com placas” que já dirigi. :)

#37 · (Edited)
Sim, eu li essa discussão e obtive algumas informações úteis dela. Os sistemas de injeção realmente arcaicos são algo como o sistema mecânico baseado em bomba usado nos 300SL dos anos 50 ou o sistema Rochester que era uma opção nos Chevrolets do final dos anos 50 e início dos anos 60. Eu nunca dirigi ou trabalhei com um, mas ouvi dizer que eles podem ser bastante temperamentais e não oferecem muitas vantagens em relação aos carburadores. Muitas pessoas agrupam todas as variantes do K-jet no mesmo campo que esses, quando, de muitas maneiras, ele oferecia tudo o que os melhores sistemas EFI da época ofereciam (e mais do que alguns, especialmente a injeção de corpo de borboleta de ponto central), combinado com a capacidade de funcionar sem entrada eletrônica. Além disso, como você mencionou, os injetores com proteção de ar que vieram com o KE/CIS-E fornecem melhor atomização do que o que você normalmente obtém do EFI. Algumas pessoas simplesmente presumem que qualquer sistema mecânico que possa ser substituído por algo eletrônico é arcaico. Essas pessoas estão erradas.

Você realmente precisa ter cuidado com as informações e conselhos técnicos que recebe sobre muitas coisas hoje em dia. Há muito mais por aí, mas isso também significa que há muito mais lixo. Eu definitivamente poderia ter caído em algumas das "soluções" duvidosas que as pessoas postam no youtube (e também há algumas coisas boas, com certeza) quando eu era novo nisso. É por isso que entender o sistema (o que o livro que mencionei ajuda, mas existem outras fontes) é importante. A maioria das coisas contraproducentes ou perigosas que as pessoas postam são óbvias assim que você entende como tudo funciona. É fácil entender a frustração das pessoas tentando fazer carros como esses funcionarem corretamente; como eu disse, provavelmente foi uma jornada de um ano antes de eu conseguir fazer meu primeiro carro funcionar bem, e mais alguns anos antes de eu ter um bom entendimento de tudo.

Eu procurei alguém para levar, mas provavelmente teria que pesquisar as oficinas de reparo europeias em Seattle (eu morava no noroeste de WA na época). Então, possivelmente, eu seria enganado uma ou duas vezes antes de encontrar alguém realmente bom, além de ser uma viagem de duas horas. A dificuldade em encontrar um mecânico realmente bom com esses é o motivo pelo qual hesito em recomendá-los a alguém, a menos que eu conheça um mecânico que possa diagnosticar e reparar o CIS, ou se for alguém próximo que estou disposto a ajudar se eles tiverem problemas. Qualquer mecânico dedicado pode descobrir isso eventualmente, mas para alguém que não está interessado em trabalhos pesados ​​de bricolagem (e eu entendo; eu construí recentemente uma oficina antes mesmo de terminar minha casa porque acho que mesmo uma garagem típica não é realmente espaço suficiente, além de as pessoas só terem tanto tempo livre) isso se resume em grande parte a saber se há um bom mecânico a quem eles podem levar. Claro, este fórum ajuda a preencher essas lacunas. Embora seja realmente difícil diagnosticar algumas coisas remotamente, muitas vezes alguém com um multímetro e um medidor de pressão de combustível pode ser guiado sobre o alvo. E espero estar finalmente no ponto em que posso dar alguns conselhos e ser mais útil do que um perigo...

O 924 é um carro sobre o qual eu nunca pensei muito até que um apareceu à venda por um preço bem barato e, maravilha das maravilhas, era o turbo! O que foi uma bênção mista: descobriu-se que alguém havia substituído o turbo - feito mal - e de alguma forma destruiu a roda da turbina. A carroceria parece que um adolescente dirigiu, e tem um interior muito áspero por ter ficado do lado de fora por uma década. É realmente um daqueles carros difíceis de colocar um preço: você nunca recuperaria seu dinheiro restaurando-o, mas está tudo lá, consegui colocá-lo na estrada por um preço bem barato, e tem sido uma boa quantidade de velocidade e muita diversão pelo dinheiro. Claro, embora o motor funcione muito bem, ele bebe óleo (três em quatro cilindros estão ruins - 50%, 25%, 25% de vazamento, mas acredite ou não, apenas 5% no bom), os sincronismos (e provavelmente os dentes) em algumas marchas estão destruídos... Mas eles são uma verdadeira joia. O carro padrão precisa de estradas sinuosas para desfrutar, realmente, e infelizmente, você simplesmente não consegue muito mais potência sem indução forçada, a não ser fazer algum trabalho de cabeça muito exótico. Por outro lado, o motor se originou de um projeto Daimler que poderia ser a gasolina ou diesel, e pode lidar com níveis de potência ridículos quando impulsionado o suficiente. É notável o que a Porsche construiu quase inteiramente a partir de componentes da VW. Eu não dirigi nenhum Porsche novo, mas tenho certeza de que seria muito divertido. Estou um pouco decepcionado que eles estejam se afastando das transmissões manuais em favor das borboletas; eu entendo, você não pode mais mudar a marcha do computador, mas homens de verdade mudam suas próprias marchas. Pelo menos, ao contrário de muitos fabricantes de carros exóticos, eles ainda oferecem coisas de verdade - um 911 com seis marchas e o terceiro pedal. Ou tudo isso e potência insana no GT3! Fico feliz que ainda haja alguém fazendo um carro que eu realmente adoraria ter. Honestamente, não vejo muito que eu pudesse amar no que a Mercedes está construindo hoje em dia...

• Like
Reactions: H.D.
#39 ·
Sim, eu li essa discussão e peguei algumas informações úteis dela.
(y) … obviamente, ao contrário daquele YouTuber. :rolleyes:

Os sistemas de injeção realmente arcaicos são algo como o sistema mecânico baseado em bomba usado no 300SL dos anos 50 ou o sistema Rochester que era uma opção no final dos anos 50 e início dos anos 60. Eu nunca dirigi ou trabalhei com um, mas ouvi dizer que eles podem ser bastante temperamentais e não oferecem muitas vantagens em relação aos carburadores. Muitas pessoas agrupam todas as variantes do K-jet no mesmo campo que essas, quando, de muitas maneiras, ele oferecia tudo o que os melhores sistemas EFI da época faziam (e mais do que alguns, especialmente a injeção de corpo de borboleta de ponto central), combinado com a capacidade de funcionar sem nenhuma entrada eletrônica. Além disso, como você cobriu, os injetores com proteção de ar que vieram com KE/CIS-E dão uma atomização melhor do que você normalmente obtém do EFI. Algumas pessoas simplesmente presumem que qualquer sistema mecânico que possa ser substituído por algo eletrônico é arcaico. Essas pessoas estão erradas.
Certo! … O KE-Jetronic é um sistema de injeção eletromecânico … cujo desenvolvimento foi iniciado pelo chefe de engenharia da 'era de ouro' da Mercedes (W126, W201, W124 e R129). Após os problemas que a MB teve com o D-Jetronic totalmente eletrônico na década de 1970, ele queria equipar esses carros com um controle Lambda com sistema de injeção tolerante a falhas (!) … em relação a este último, o KE-Jetronic ainda é insuperável até hoje. Você quase não sente nenhuma diferença se durante a condução a “E” (eletrônica) completa no KE-Jetronic falhar. Em caso de sistemas de injeção mais recentes, mesmo um pequeno problema eletrônico pode pôr fim à sua viagem !

A dificuldade de encontrar um mecânico realmente bom com esses é o motivo pelo qual hesito em recomendá-los a alguém, a menos que eu conheça um mecânico que possa diagnosticar e reparar o CIS...
Também aqui na Alemanha, de longe, nem toda oficina da MB ainda está familiarizada com o KE-Jetronic.

Embora seja realmente difícil diagnosticar algumas coisas remotamente, muitas vezes alguém com um multímetro e um medidor de pressão de combustível pode ser guiado sobre o alvo.
Certo! … E com atenção e disciplina suficientes, diagnosticar remotamente problemas do motor CIS-E geralmente também não é difícil.

O 924 é um carro em que eu nunca tinha pensado muito até que um apareceu à venda por um preço bem barato, e maravilha das maravilhas, era o turbo!
Na segunda metade dos anos 70, o 924 chamava bastante atenção aqui na Alemanha. Além do 914 com seu motor central, o 924 (e logo depois o 928) foi a tentativa da Porsche de se afastar do conceito de motor traseiro do 911. Eu também pensei que era hora disso. Mas hoje, quase 50 anos (!) depois, estou feliz que o 911 ainda esteja sendo produzido. E está ficando cada vez melhor. O GT3 RS com PDK (“Porsche Dual Clutch”) tem o potencial de convencer até mesmo os maiores fãs da troca manual convencional. :) ... A partir do próximo ano, todos os 911 estarão disponíveis apenas com PDK.